A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou uma nova ferramenta online chamada "Anatel Busca Ofertas", projetada para ajudar os consumidores a comparar ofertas de operadoras de telecomunicações disponíveis em suas cidades. Este serviço inovador permite a comparação detalhada de várias categorias de serviços, incluindo telefonia móvel, banda larga, TV por assinatura, telefonia fixa e combos que combinam esses serviços.
Ferramenta
Funcionalidades da Ferramenta "Anatel Busca Ofertas" com a "Anatel Busca Ofertas", os consumidores podem comparar ofertas de Telefonia Móvel: filtrar por preço, modalidade de pagamento, nome da empresa e volume de dados. O consumidor pode ainda analisar planos de banda larga, selecionar pacotes de TV por assinatura, avaliar planos de telefonia fixa, explorar combos de serviços.
Regulamento de Direitos do Consumidor
A Anatel garante que o buscador de ofertas está em conformidade com o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor (RGC). A norma de 2014 exige que as operadoras disponibilizem informações suficientes sobre suas ofertas para permitir a comparação entre diferentes empresas.
Atualizações
Em outubro do ano passado, a Anatel aprovou novas regras que visam aprimorar os direitos dos consumidores de telecomunicações. Estas regras, que entrarão em vigor em breve, incluem proibição de cobrança no primeiro mês de inadimplência: Os consumidores não serão cobrados imediatamente em caso de atraso no pagamento.
. Dispensa de Lojas Físicas Próprias: As operadoras não são mais obrigadas a manter lojas físicas.
. Liberação de Planos Exclusivamente Digitais: Novos planos digitais serão oferecidos aos consumidores.
. Migração Automática para Novos Planos: Clientes serão migrados automaticamente para novos planos caso os atuais sejam descontinuados, salvo manifestação contrária do cliente.
A ferramenta "Anatel Busca Ofertas" considera essas novas regras e está preparada para eventuais ajustes futuros, proporcionando uma experiência mais transparente e eficiente para os consumidores.
Mais informações no site oficial da Anatel.