Fazenda sinaliza mudança na MP do PIS/Cofins para evitar alta dos combustíveis

O aumento, previsto entre 4 a 11 centavos por litro, dependerá do repasse para os consumidores, já que a medida limita o uso desses créditos pelas empresas

Avalie a matéria:
Ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento) | Reprodução

A medida provisória que restringe os créditos do PIS e da Cofins, anunciada pelo governo federal, tem potencial para alterar o preço da gasolina, do etanol e do diesel a partir da próxima terça-feira (11), alertam distribuidoras e representantes de postos de combustíveis.

Dario Durigan, Roberto Campos Neto, Aloizio Mercadante e André Esteves durante painel no fórum do Grupo Esfera - Foto: Divulgação

aumento em números

O aumento, previsto entre 4 a 11 centavos por litro, dependerá do repasse para os consumidores, já que a medida limita o uso desses créditos pelas empresas para compensar outros tributos. A mudança foi implementada para compensar a desoneração da folha salarial em setores-chave da economia.

Fazenda sinaliza alterar a MP

Apesar do anúncio de reajuste, o Ministério da Fazenda se mostra aberto a modificar a MP, reconhecendo as preocupações e os impactos nos preços dos combustíveis. Empresas e representantes setoriais já se mobilizam para contestar a medida, visando evitar o repasse dos custos extras aos consumidores.

Fernando Haddad (Fazenda) e Roberto Campos Neto (Banco Central) - Foto: Reprodução

A repercussão negativa da medida no setor empresarial e as pressões para uma revisão são evidentes. A MP enfrenta resistência no Congresso e entre os empresários, que questionam sua constitucionalidade e os potenciais danos econômicos. O diálogo entre governo, mercado e Congresso torna-se essencial para evitar consequências indesejadas para o bolso do consumidor.

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES