As tarifas de 25% sobre as importações de aço e alumínio de todos os países começam a ser aplicadas à meia-noite desta quarta (12). O anúncio foi confirmado pela Casa Branca nesta terça (11).
Comunicado
"Uma tarifa de 25% sobre aço e alumínio, sem exceções ou isenções, entrará em vigor para o Canadá e todos os nossos outros parceiros comerciais à meia-noite do dia 12 de março", afirmou Kush Desai.
Impacto
Essa medida vai impactar diretamente o setor de siderurgia de países como Canadá, Brasil e México, e é uma das principais promessas de campanha do presidente Donald Trump. Durante a assinatura do decreto em fevereiro, Trump declarou que os EUA precisam garantir que "o aço e o alumínio permaneçam na América, não em terras estrangeiras".
Sem exceção
As tarifas de 25% não terão exceções e serão aplicadas a todos os países, independentemente da origem dos produtos. Trump ressaltou que as empresas terão a opção de estabelecer filiais e transferir a produção para dentro dos EUA, o que permitiria isenção da tarifa. "Não importa de onde venha, será uma tarifa de 25%", acrescentou.
Situação
🌍⚒️Atualmente, cerca de 25% do aço utilizado nos EUA é importado, com a maior parte vindo do Canadá, seguida por Brasil e México. Além disso, metade do alumínio usado no país também é de importação, principalmente do Canadá. Esses números mostram a grande dependência do mercado norte-americano de metais estrangeiros.
Primeiro mandato
Essa não é a primeira vez que Trump aplica tarifas sobre o aço e o alumínio importados. Entre 2017 e 2021, durante seu primeiro mandato, o ex-presidente criou tarifas e outras restrições para esses produtos, mas elas foram posteriormente retiradas. 🏛️🔄