Energia solar já investiu R$ 139 bilhões e gerou 840 mil empregos no Brasil

Dos cinco maiores parques solares, quatro estão localizados no Nordeste

Produção de energia solar | José Cruz / Agência Brasil
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Brasil ultrapassou a marca de  28 gigawatts (GW) de geração própria de energia solar, uma expressiva potência operacional instalada, que atende residências, estabelecimentos comerciais, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. A  informação é do último balanço, concluído em março deste ano, da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

🌞☀️🔆🌅🌄🌇🌞 Efeitos: Em 14 anos, a geração própria já garantiu ao Brasil investimentos aproximado na ordem de R$ 139 bilhões e a oferta de 840,3 mil empregos verdes.

Resultados no Piauí: Com 2,2 milhões de painéis solares, o município de São Gonçalo abriga o maior parque solar da América do Sul, que já produz 608 megawatts e está em expansão, com a Enel Green Power trabalhando em uma segunda extensão que elevará sua capacidade total para 864 MW. Além disso, o Complexo Solar Nova Olinda, também no Piauí, destaca-se como outro gigante, com 930 mil painéis solares já produzindo 292 MW e um potencial para gerar 600GWh por ano.

Maiores parques: Dos cinco maiores parques solares, quatro estão localizados no Nordeste, evidenciando a importância estratégica da região para o desenvolvimento da energia solar no país. O Complexo Solar Pirapora, em Minas Gerais, completa o ranking, representando a diversidade geográfica e a expansão nacional dessa fonte de energia limpa e renovável.

O que aconteceu: A primeira usina solar brasileira foi inaugurada em 2011, em Tauá, no Ceará, com capacidade para atender 1.500 residências. Mas foi a partir de 2012 que a energia solar ganhou impulso no país com resolução normativa da ANEEL que abriu caminho para consumidores gerarem sua própria energia e se conectarem à rede, impulsionando a micro e minigeração solar. Essa medida, tomada durante o primeiro mandato da presidente Dilma Roussef, elevou a capacidade instalada de 7 MW em 2012 para 6 GW em 2020 e, agora, para os impressionantes 28 GW em 2024.

Ranking: O Brasil, com suas condições naturais excepcionais para a geração de energia solar, posiciona-se como um dos principais players globais nesse setor. Mesmo regiões menos favorecidas, como o interior de Santa Catarina, apresentam potencial superior a áreas privilegiadas de países como a Alemanha. O Nordeste brasileiro, em particular, destaca-se pelo seu semiárido, que proporciona um fornecimento de sol abundante ao longo do ano.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES