A Administração de Programas de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul (DAPA) anunciou oficialmente a vitória do C-390 Millennium da Embraer no processo de licitação pública destinado ao programa Large Transport Aircraft (LTA) II. Esse programa tem como objetivo prover à Força Aérea da República da Coreia (ROKAF) novas aeronaves de transporte militar. A Coreia do Sul torna-se, assim, o primeiro cliente asiático a adotar o C-390 Millennium.
Conforme os termos do contrato recém-assinado, a Embraer será responsável pelo fornecimento de uma quantidade não divulgada de aeronaves C-390 Millennium, configuradas para atender às necessidades específicas da ROKAF. O acordo abrange ainda serviços e suporte, incluindo treinamento, equipamentos de solo e peças de reposição. O valor do contrato será incorporado à carteira de pedidos da Embraer no quarto trimestre de 2023.
Além disso, a Embraer oferecerá uma extensa colaboração com entidades locais, promovendo a fabricação de um significativo número de peças do C-390 Millennium por parceiras sul-coreanas e contribuindo para o desenvolvimento de um fornecedor local de Manutenção, Reparo e Revisão (MRO).
Bosco da Costa Jr, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, expressou boas-vindas à Força Aérea da República da Coreia e destacou o C-390 Millennium como a aeronave militar tática mais moderna, eficiente, veloz e fácil de operar. Ele ressaltou o compromisso em fortalecer as capacidades das indústrias aeroespacial e de defesa locais em parceria com os sul-coreanos.
Colaboração entre países
A Coreia do Sul juntou-se a outros seis países que selecionaram o C-390, incluindo Brasil, Portugal, Hungria, Holanda, Áustria e República Tcheca. O C-390 tem se destacado por redefinir o transporte aéreo militar, oferecendo capacidade multimissão, confiabilidade e interoperabilidade, desafiando as lógicas das plataformas da geração atual e futura.
Desde sua entrada em operação na Força Aérea Brasileira em 2019 e, mais recentemente, na Força Aérea Portuguesa em 2023, o C-390 tem demonstrado sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A frota atual acumula mais de 10.800 horas de voo, com uma disponibilidade operacional em torno de 80% e taxas de conclusão de missão superiores a 99%, evidenciando sua excepcional produtividade na categoria.
O C-390 Millennium, com capacidade para transportar 26 toneladas de carga útil, voa a uma velocidade de 470 nós e realiza uma ampla gama de missões, incluindo transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação aeromédica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias. Sua versão configurada para reabastecimento aéreo, denominada KC-390, demonstrou sua eficácia como tanque e receptor, contribuindo para a versatilidade da aeronave.
Para mais informações, acesse MeioNorte.com