Brasileiros repatriados de Gaza embarcam em avião da Força Aérea

O VC-2 (Embraer 190), cedido pela Presidência da República, está programado para realizar seu décimo voo de retorno ao Brasil

Brasileiros repatriados de Gaza embarcam em avião da Força Aérea | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Os 32 brasileiros que conseguiram sair da Faixa de Gaza no último sábado (11) através da fronteira com o Egito agora se encontram a bordo da aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), disponibilizada pela Presidência para transportá-los de volta ao Brasil. São 17 crianças, nove mulheres e seis homens: 22 brasileiros e dez palestinos familiares dos brasileiros trazidos no décimo resgate da zona de conflito no Oriente Médio.

O VC-2 (Embraer 190), cedido pela Presidência da República, está programado para realizar seu décimo voo de retorno ao Brasil, transportando brasileiros repatriados da Faixa de Gaza. A decolagem da aeronave está prevista para as 11h50 (horário local) desta segunda-feira (13) a partir do Cairo, Egito, com 32 passageiros a bordo. O itinerário inclui três paradas técnicas: em Roma, na Itália, em Las Palmas, na Espanha, e na Base Aérea do Recife (BARF).

Quando o VC-2 tocar o solo da Base Aérea de Brasília, a Operação Voltando em Paz completará 1.477 passageiros e 53 animais domésticos resgatados. Cerca de 150 militares e 37 profissionais de saúde (13 médicos, nove psicólogos e 15 enfermeiros) se envolveram na logística. Mais de três mil refeições foram servidas em 315 horas de voo sobre 16 países.

Brasileiros repatriados de Gaza embarcam em avião da Força Aérea - Foto: Reprodução

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, declarou que a situação dos brasileiros foi solucionada com a partida do grupo de 34 pessoas da Faixa de Gaza neste domingo (12) através do Egito. Apesar disso, o ministro enfatizou a gravidade do conflito e ressaltou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanecerá comprometido com a busca por uma solução. 

Lula parabeniza Itamaraty e FAB

"Parabéns para o Itamaraty e a FAB [Força Aérea Brasileira] pela dedicação e competência exemplares na Operação Voltando em Paz, que buscou e acolheu os brasileiros que vivem na região do conflito e desejavam retornar ao Brasil", afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste domingo (12).

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES