É fake que arroz importado terá agrotóxicos proibidos no Brasil

Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) assegura a qualidade do arroz importado com rigorosos controles e normas, desmentindo mitos sobre agrotóxicos proibidos.

Avalie a matéria:
Ministério garante qualidade do arroz importado | Divulgação MAPA

Com o anúncio de um novo leilão para a compra de arroz beneficiado polido, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) reitera o compromisso com a qualidade e a segurança alimentar. O leilão, descrito no edital nº 47/2024, especifica que o arroz deve ser do tipo longo fino Tipo 1, seguindo padrões rigorosos de cor, odor, aspecto e sabor característicos.

O que aconteceu

Recentemente, houve um aumento nas notícias falsas que afirmam que o Brasil está importando arroz com agrotóxicos proibidos. Tais alegações foram categoricamente refutadas pelo MAPA, que garante que nenhum lote do produto será aceito sem passar por inspeções minuciosas.

Controles 

Cada lote de arroz destinado ao Brasil é submetido a uma análise detalhada, em conformidade com as especificações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e legislação vigente. O arroz só pode ser importado se atender integralmente às normas brasileiras, conforme estabelecido pela Lei nº 9.972/2000 e pela Instrução Normativa MAPA nº 06/2009, com alterações posteriores.

A importância de seguir as diretrizes oficiais é crucial, pois a presença de quaisquer substâncias nocivas, como resíduos de agrotóxicos não autorizados, resultará na desclassificação e rejeição do lote.

Monitoramento 

Para reforçar a segurança, o MAPA conduz um monitoramento constante das importações de arroz. As cargas são inspecionadas através de coletas de amostras, que são analisadas para detectar a presença de contaminantes, resíduos ou quaisquer discrepâncias em relação aos padrões de identidade e qualidade.

Se um produto não atender às normas, ele é considerado impróprio para consumo e pode ser destruído ou devolvido ao exportador, garantindo que apenas alimentos seguros e de alta qualidade cheguem à mesa dos brasileiros.

Garantia do Ministério

O rigor nas importações do MAPA assegura que o arroz consumido no Brasil seja de alta qualidade e livre de substâncias prejudiciais. A transparência e eficácia do processo de verificação servem para desmentir rumores e garantir que a população tenha acesso a produtos seguros e confiáveis. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES