O dólar caiu 2,71%, ficando em R$ 5,755. Esta foi a maior perda percentual da moeda em apenas um dia desde 03 de outubro de 2022. Investidores acompanharam os desdobramentos de mais um capítulo da novela de ameaças tarifárias do presidente dos EUA, Donald Trump.
No resto do mundo, a moeda americana tinha perdas frente 28 das 31 moedas mais líquidas do globo.
O Ibovespa subia 0,28%, a 123.146 pontos. O índice DXY, que mede a força do dólar frente a uma cesta de moedas, recuava 1,34%.
PLANO TARIFÁRIO
Nesta terça-feira, Trump seguiu em frente com seu plano tarifário e impôs taxas de 25% às importações dos países vizinhos. Além disso, o presidente também assinou ordem executiva que dobrou a tarifa de produtos chineses para 20%.
Entretanto, a Casa Branca informou hoje que as importações de automóveis do Canadá e do México ficarão isentas por um mês das tarifas impostas por Trump.
Conversamos com as três grandes concessionárias de automóveis. Vamos conceder uma isenção de um mês para qualquer automóvel que venha através do USMCA (Acordo de Comércio da América do Norte).
Esta não é a primeira vez que Trump dá um passo atrás em sua guerra comercial. No início de fevereiro, o presidente americano adiou em um mês as tarifas impostas também ao Canadá e ao México.