Diretor institucional da XP Investimentos, Rafael Furlanetti, participou nesta sexta-feira, 19, do seminário realizado pelo Banco Central do Brasil. O evento contou com as presenças de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, e ainda os ex-presidentes Henrique Meirelles e Pérsio Arida. O evento abordou os desafios atuais e futuros dos bancos centrais de todo o mundo.
Na ocasião, os ex-presidentes de Bancos Centrais da América Latina, Inglaterra e Índia, por exemplo, defenderam o respeito à institucionalidade e à independência dos bancos centrais para que estes órgãos alcancem as metas de inflação, o que garante o poder de compra da sociedade, o combate à desigualdade e um menor custo de crescimento econômico.
Neste ano, Furlanetti foi empossado como novo diretor da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Ele representará o Banco XP na associação que reúne as maiores instituições financeiras do Brasil. “Acredito que um sistema financeiro forte é aquele que conta com empresas e pessoas financeiramente bem preparadas, e essa é uma das principais missões da Febraban”, disse Furlanetti.
Aos 36 anos, o executivo estava habituado a uma rotina extensa de trabalho, com viagens, reuniões e visitas a empresas e fábricas. A rotima mudou com a pandemia, mas o trabalho sempre é urgente e reinventou a forma de trabalhar e da experiência de 12 anos na XP, com muitas histórias reais, veio a inspiração para manter-se ocupado. Surgiram as lives de utilidade pública e entre os problemas abordados foi o temor das pessoas que acreditavam no desabastecimento geral e para acalmar os ânimos, reuniu profissionais que entendiam o assunto e o resultado é conhecido de todos. Não houve desabastecimento no mercado.
O sucesso das lives está nos temas abordados e os profissionais envolvidos. Nomes como Abílio Diniz, Diogo Roberte, co-fundador do Picpay, e Marcello Bastos, fundador da Farm dividiram tela com o executivo. Criativo, determinado e positivo, Furlanetti passou a postar e compartilhar, com mais regularidade, informações sobre o mercado financeiro, histórias inspiradoras de empreendedores, bastidores das empresas, tudo por meio das redes sociais.
No período difícil para o mundo, o executivo cresceu e aproveitou o momento em que a população estava mais conectada para se comunicar e trabalhar. Hoje, Furlanetti tem mais de 120 mil seguidores entre Instagram, Facebook, YouTube e Twitter, a atividade ganhou o nome de “Furla News”, embora Furlanetti não se considere um produtor de conteúdo.