Na última semana, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) propôs aos órgãos do governo federal a realização de um Concurso Nacional Unificado. Estima- se que cerca de oito mil vagas sejam preenchidas no serviço público federal ao longo dos anos de 2023 e de 2024.
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, já havia divulgado por meio do twitter um cronograma contendo algumas datas do Concurso Nacional Unificado. Em um guia de 200 páginas encaminhado às instituições, o MGI esclarece pontos de como o concurso nacional vai ser realizado.
Confira o cronograma:
Até 29/9: adesão dos Ministérios ao Concurso Nacional Unificado;
Até 20/12: publicação do edital do Concurso Nacional Unificado;
No dia 25/2: realização da prova em dia único (data indicativa inicial).
A realização da última etapa será dividida em dois momentos, no mesmo dia: Provas objetivas com uma estrutura comum para todos os candidatos; Aplicação de provas específicas e dissertativas com base em blocos temáticos. Os resultados gerais da primeira fase serão divulgados até o fim de abril de 2024.
Vagas Disponíveis:
As vagas destinadas ao Concurso Nacional Unificado foram agrupadas em blocos temáticos e abrangem as mais diversas áreas, segundo o Ministério da Gestão, confira.
Administração e Finanças Públicas: 580 vagas
Setores Econômicos, Infraestrutura e Regulação: 1.015 vagas
Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário: 1.040 vagas
Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação: 1.194 vagas
Políticas Sociais, Justiça e Saúde: 1.470 vagas
Trabalho e Previdência: 940 vagas
Dados, Tecnologia e Informação Pública: 895 vagas
Nível Intermediário: 692 vagas