Com mais um recorde, Bolsa supera 132 mil pontos; dólar cai e vai R$ 4,861

Ibovespa registrou quarto recorde semanal consecutivo

Bolsa de valores bate recorde | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Ibovespa, principal indicador da Bolsa de Valores de São Paulo, registrou seu quarto recorde semanal consecutivo nesta sexta-feira, 22 de dezembro de 2023, ao fechar em 132.752,94 pontos, com um crescimento de 0,43%. Esse valor representa o pico nominal mais alto já alcançado pelo índice. Ao longo da semana, acumulou um ganho de 1,96%.

O entusiasmo dos investidores é atribuído às perspectivas de taxas de juros mais baixas globalmente em 2024. O Banco Central brasileiro sinalizou um cenário propício para a continuidade dos cortes de 0,5 ponto percentual na taxa Selic no próximo ano.

O dólar acompanhou o otimismo dos investidores, encerrando com uma queda de 0,54%, cotado a R$ 4,861. Na variação semanal, o dólar teve queda de 1,11%. O valor do dólar anunciado diariamente pela imprensa refere-se ao dólar comercial. Para quem vai viajar e precisa comprar moeda em corretoras de câmbio, a referência é o dólar turismo, e o valor é bem mais alto.

A sequência de recordes na Bolsa iniciou na sexta-feira, 15 de dezembro, marcada pela aprovação da reforma tributária na Câmara dos Deputados. Esse evento definiu o tom do mercado brasileiro nos dias subsequentes. O texto foi promulgado pelo plenário do Congresso Nacional na quarta-feira, 20 de dezembro.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES