SEÇÕES

BC libera resgate automático de R$ 9 bi esquecidos a partir de terça (27)

A medida, que entra em vigor nesta teça, visa desburocratizar o processo, que antes exigia ações manuais a cada valor disponível.

Banco Central | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Siga-nos no

O Banco Central anunciou, nesta segunda-feira (26), uma inovação no Sistema Valores a Receber (SVR): a partir de 27 de maio, os usuários poderão habilitar a solicitação automática de resgate de valores esquecidos. A medida visa desburocratizar o processo, que antes exigia ações manuais a cada valor disponível.

 Menos burocracia

Segundo o BC, a única mudança está na forma de solicitação — agora automatizada. Quem aderir não precisará acessar o sistema periodicamente, pois o próprio SVR fará os pedidos automaticamente, sempre que houver valores disponíveis em nome do cidadão. A adesão ao serviço é facultativa, e exige conta gov.br de nível prata ou ouro com verificação em duas etapas.

Exigência de chave PIX CPF

📲A funcionalidade de resgate automático é exclusiva para pessoas físicas com chave PIX do tipo CPF. O dinheiro será creditado diretamente na conta do cidadão pela instituição financeira. No entanto, se o banco não aderiu ao termo de devolução via PIX, será necessário continuar solicitando o resgate manualmente — o mesmo vale para contas conjuntas.

Bilhões esquecidos

Até março, havia cerca de R$ 9,13 bilhões esquecidos nas instituições financeiras, segundo balanço do BC divulgado em 13 de maio. Embora o prazo inicial para resgate terminasse em 16 de outubro de 2024, o Ministério da Fazenda confirmou recentemente que não há mais prazo limite para buscar esses valores.

Bloqueio de contas indesejadas

🚫Outra novidade do Banco Central entra em vigor em dezembro de 2025: qualquer cidadão poderá informar que não deseja abrir novas contas bancárias em seu nome. A medida busca coibir fraudes com uso indevido de dados pessoais, especialmente em contas conjuntas ou jurídicas.

Sistema Meu BC 

O novo serviço estará disponível na área logada do sistema Meu BC, permitindo ativar ou desativar a restrição a qualquer momento. A base de dados deverá ser obrigatoriamente consultada pelos bancos antes da abertura de novas contas. O sistema ainda mostrará um histórico das consultas feitas por instituições e das alterações realizadas pelo cidadão. (Com informações do G1)

Tópicos
Carregue mais
Veja Também