O principal indicador da Bolsa de Valores brasileira (B3), o Ibovespa, registrou um avanço de 0,4%, alcançando 102.761 pontos, nesta quinta-feira, 27. O mercado reagiu positivamente aos dados de geração de emprego no Brasil e aos resultados financeiros de empresas dos Estados Unidos.
Apesar disso, as ações da Petrobras sofreram uma queda de 2% devido às disputas internas para a nomeação do diretor de governança e conformidade da empresa. Enquanto o conselho recomendava a recondução de Salvador Dahan, a nova diretoria, indicada pelo presidente Lula, pleiteava um novo nome. Após a diretoria ter maior influência, o nome aprovado foi o de Mário Spinelli. Por outro lado, as ações da Vale tiveram um aumento de 2%, suavizando os efeitos negativos das perdas da Petrobras no Ibovespa. A mineradora registrou uma leve recuperação após uma queda de 10% nas últimas sessões.
Além disso, os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados na tarde de quinta-feira influenciaram positivamente o mercado. Em março deste ano, o Brasil criou 195.171 empregos com carteira assinada, 97% a mais do que no mesmo mês do ano passado. O setor de serviços foi o grande responsável pelo bom desempenho. O resultado impulsionou as ações do setor, com o grupo de moda Soma e a empresa de tecnologia Locaweb avançando em torno de 4% no dia.
No exterior, as bolsas dos Estados Unidos também tiveram um dia positivo, operando em alta. A divulgação dos balanços das grandes empresas de tecnologia do país, como Amazon e Intel, mostrou resultados financeiros acima do esperado.
Quanto ao dólar, ele encerrou o dia em forte queda, acompanhando a melhora do cenário no exterior. A moeda americana foi cotada a R$4,98, após um recuo de 1,5%, a menor cotação em duas semanas.