O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou na quinta-feira (22) que planeja começar a descontinuar a produção da moeda de um centavo, que vem sendo cunhada há mais de 230 anos.
No entanto, o penny continuará sendo moeda corrente e permanecerá em uso em milhares de estabelecimentos comerciais pelo país nos próximos anos.
Se observarmos a experiência do Canadá, no primeiro ano após pararem de produzir, não houve nenhuma mudança nas transações, disse Jeff Lenard, porta-voz da Associação Nacional de Lojas de Conveniência, à CNN.
IMPACTO NO COMÉRCIO
As lojas de conveniência realizam mais transações em dinheiro do que qualquer outro grupo, cerca de 32 milhões por dia, ou aproximadamente 20% do total de compras de seus clientes.
A Federação Nacional do Varejo, que representa a maioria das grandes redes de lojas dos EUA e milhares de pequenos varejistas, também prevê que seus membros continuarão usando as moedas mesmo após a produção ser interrompida no início do próximo ano, embora antecipe que muitos arredondarão as transações em dinheiro para a moeda mais próxima quando o fornecimento começar a ficar escasso.
Estima-se que existam 114 bilhões de moedas de um centavo estão atualmente em circulação, mas elas são "severamente inutilizadas", segundo o Departamento do Tesouro. Para o órgão, muitas estão em potes, gavetas de tralhas ou em outros locais acumulando poeira.
Com informações da CNN.