África domina a lista das 20 economias com crescimento mais rápido; países!

Conforme o relatório do Banco Africano de Desenvolvimento, o crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) do continente deve atingir uma média de 3,8% em 2024 e 4,2% em 2025, superando as previsões globais de 2,9% e 3,2%, respectivamente.

Avalie a matéria:
Kampala, capital da Uganda, um dos países africanos que apresentará maior crescimento em 2024 | Murchison Fall Spark Uganda

O Banco Africano de Desenvolvimento divulgou seu mais recente relatório sobre Desempenho e Perspectivas Macroeconômicas Africanas (MEO), indicando que, em 2024, onze das 20 economias com maior crescimento estarão na África.

Conforme o relatório, o crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) do continente deve atingir uma média de 3,8% em 2024 e 4,2% em 2025, superando as previsões globais de 2,9% e 3,2%, respectivamente. A África continuará sendo a região de crescimento mais rápido, após a Ásia.

Leia Mais

Os países africanos que mais se destacarão são:

Níger (11,2%)

Senegal (8,2%)

Líbia (7,9%)

Ruanda (7,2%)

Costa do Marfim (6,8%)

Etiópia (6,7%)

Benim (6,4%)

Djibuti (6,2%)

Tanzânia (6,1%)

Togo (6%)

Uganda (6%)

"Apesar do cenário econômico global e regional desafiador, 15 países africanos apresentaram crescimento acima de 5%," declarou o Presidente do Banco, Dr. Akinwumi Adesina, que destacou a necessidade de mais fontes de financiamento e políticas específicas para fortalecer o crescimento na África.

O relatório MEO é uma publicação semestral que complementa o relatório sobre Perspectivas Macroeconômicas Africanas (AEO), focado em questões políticas emergentes para o desenvolvimento do continente. O MEO fornece uma análise atualizada e baseada em dados concretos do desempenho macroeconômico recente da África e suas perspectivas de curto e médio prazo, considerando o dinâmico cenário econômico global.

RISCOS GLOBAIS E TENSÕES GEOPOLÍTICAS

O relatório sugere otimismo cauteloso, destacando riscos globais e regionais como tensões geopolíticas, conflitos regionais e instabilidade política, que podem afetar os fluxos comerciais e de investimento e perpetuar a inflação. Dr. Adesina destacou que os déficits fiscais melhoraram devido a uma recuperação econômica mais rápida do que o esperado após a pandemia, levando à estabilização do déficit fiscal médio em 4,9% em 2023, comparado a 6,9% em 2020. Essa estabilização também se deve às medidas de consolidação fiscal, especialmente em países com alto risco de endividamento.

Adesina alertou que, com a economia global envolta em incertezas, as posições fiscais da África continuarão vulneráveis a choques externos.

POR REGIÕES DA ÁFRICA

O relatório também destacou que as cinco regiões do continente apresentam perspectivas de crescimento melhorando lentamente. A África Oriental deve liderar com um crescimento projetado de 5,1% em 2024 e 5,7% em 2025, impulsionado por investimentos estratégicos. O Norte da África deverá manter um crescimento estável em 3,9% em 2024, com uma ligeira melhora para 4,1% em 2025. A África Central deve ver um crescimento de 3,5% em 2024, com potencial para aumentar para 4,1% em 2025 devido ao consumo privado e investimentos no setor mineiro. A África Austral deverá ter um crescimento mais lento, refletindo a fraqueza econômica na África do Sul. A África Ocidental espera um crescimento de 4% em 2024 e 4,4% em 2025, apesar dos desafios políticos na região.

Para um crescimento mais rápido e sustentável, o relatório MEO 2024 recomenda uma combinação de políticas monetárias restritivas, consolidação fiscal e estabilidade cambial para combater a inflação. Ressalta também a importância de reformas estruturais e políticas industriais estratégicas para acelerar a diversificação econômica e fortalecer o setor exportador. Os países são incentivados a investir mais em capital humano e seguir uma estratégia de industrialização e diversificação baseada em recursos naturais para explorar suas vantagens comparativas e aumentar a resiliência a choques externos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES