Embaixadora da África do Sul diz que países se sentem inspirados pela liderança brasileira

A embaixadora elogiou a liderança do Brasil na presidência do G20 e espera que sua experiência sirva de inspiração durante sua futura presidência.

Embaixadora da África do Sul na Itália, Nosipho Nausca Jean Ngcaba | Fotos: Francisco Leal
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (23), a embaixadora da África do Sul na Itália, Nosipho Nausca Jean Ngcaba, lembrou que o país será o próximo a presidir o grupo das 20 maiores economias do mundo, o G20. Segundo ela, a experiência do Brasil tem servido de exemplo para essa próxima gestão. A embaixadora também agradeceu ao ministro piauiense Wellington Dias pela liderança nas discussões. 

“A África do Sul será o próximo país sede do G20. A experiência do Brasil na presidência está servindo de exemplo. Os países estão em parceria e em colaboração. É uma relação duradoura entre ambos os países. [...] Agradeço o convite do ministro Wellington Dias e a sua liderança nesse processo. Os desafios são bem específicos, estou muito agradecida pelo convite. O Brasil conceituou bem esses desafios. E está fazendo bem para combater a pobreza no mundo. É um exemplo inspirador porque visa atender a aliança global. Estamos tentando alcançar em toda amplitude esse desafio. Cumprimento o Brasil por envolver tantos atores”, destacou a embaixadora. 

Nosipho também revelou que suas expectativas são positivas sobre o resultado do documento que deve ser formalizado durante o evento das delegações de amanhã. Ela também parabenizou a iniciativa de incluir outros países, além dos membros do G20, na aliança das discussões para combate à fome.

“Esse é um momento mais importante nessa virada de chave. A iniciativa brasileira tem sido bem recebida pelas delegações que participam das discussões. [...] A força tarefa montada por Wellington Dias conseguiu avanços e temos a expectativa que amanhã teremos resultados bem positivos. [...] Destaco a liderança do presidente por bancar essa pauta. [...] A grande importância da aliança é que não só os países do G20 podem aderir, mas todos os países que tiverem interesse”, pontuou Nosipho Nausca.

Embaixadora da África do Sul na Itália, Nosipho Nausca Jean Ngcaba./Fotos: Fotos: Francisco Leal

A embaixadora ainda destacou a capacidade do Brasil em conseguir reunir e discutir com países de todas as tendência e posicionamentos, e que está conseguindo chegar perto de um consenso total. De acordo com ela, há uma grande expectativa que a proposta apresentada amanhã deve ser aprovada.

“A África do Sul apoia as iniciativas do Brasil. Lá, teremos eleições esse ano. Obviamente pode haver uma mudança de governo e devemos aguardar as diretrizes com relação às propostas brasileiras. Há uma compromisso de adotar essas políticas. O Brasil tem conseguido atrair países de todas as tendências e instituições globais e brasileiras que tem conhecimento em como lidar com essas questões. Não há um consenso total, mas os países se sentem inspirados pela boa liderança brasileira. Há uma boa sinalização de que o consenso será possível”, finalizou a embaixadora. 

O QUE É G20?

O G20 é um fórum de cooperação econômica internacional fundado em 1999, que reúne as principais economias do mundo, incluindo 19 países e a União Europeia, além da União Africana. 

O Brasil assume a presidência pela primeira vez, enfatizando a erradicação da fome e da pobreza. Uma força-tarefa foi criada para estabelecer uma Aliança Global, com lançamento planejado para novembro. Em Teresina, até 24 de maio, acontece um desses encontros, reunindo membros do G20, países convidados e organismos internacionais para discutir essas questões.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES