2ª parcela do 13º será paga a quem ganha acima do mínimo

A partir de segunda-feira (3), as pessoas que recebem acima do piso nacional também irão receber a segunda parcela do 13º.

Avalie a matéria:
Décimo terceiro corresponde a remuneração devida em dezembro, por mês de serviço, do ano correspondente | Reprodução - Foto: Divulgação

De acordo com notícias publicadas pelo governo, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), começará a pagar a segunda parcela do 13º salário, destinada para pessoas que tenham renda mensal acima de 1 salário mínimo. Os pagamentos iniciarão a partir desta segunda-feira (3).

O  considerado “abono natalino”, que foi antecipado pelo governo federal, é destinado para pessoas que recebem aposentadorias de todos os tipos, pensão por morte, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. Apenas não possuem o direito ao 13º salário quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada) ou outros tipos de auxílios assistenciais.

Segundo o INSS, na segunda-feira, cerca de 30 milhões de pessoas irão receber o 13ª em 2023, o que gerará um investimento de cerca de R$62,6 bilhões na economia do país. O 13º salário (décimo terceiro) para segurados do INSS é pago juntamente com o calendário mensal de benefícios previdenciários. 

Leia Mais

A consulta do 13º salário, pode ser realizada até de duas maneiras:

100% online, ou seja, através da plataforma Meu INSS. Veja o passo-passo de como realizar a consulta:

  • Acesse o site ou aplicativo Meu INSS;

    Clique em “Entrar com gov.br” e faça login com seus dados cadastrados;

    Na página inicial clique em “Extrato de pagamento”;

    Na próxima tela, você pode conferir a competência (mês em questão), valor do benefício e previsão de pagamento da competência.

    Caso o beneficiário não consiga realizar vortualmente, a segunda possibilidade da consulta pode ser realizada entrando em contato através da central telefônica de atendimento do INSS, pelo telefone 135. O atendimento funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

    Os valores são pagos gradualmente seguindo a ordem do dígito final do benefício, confira abaixo:

    Para quem recebe 1 salário mínimo:

    • NIS com final 1- 26/06

      NIS com final 2 - 27/06

      NIS com final 3 - 28/06

      NIS com final 4 - 29/06

      NIS com final 5 - 30/06

      NIS com final 6 - 03/07

      NIS com final 7 - 04/07

      NIS com final 8 - 05/07

      NIS com final 9 - 06/07

      NIS com final 0 - 07/07

      Para quem recebe acima de 1 salário mínimo:

      Para quem recebe acima de um salário mínimo, a liberação ocorrerá somente a partir de 3 de julho, seguindo calendário do número final do benefício.

Tópicos
SEÇÕES