A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), entidade ligada ao Ministério da Educação (MEC), divulgou recentemente os editais referentes à quarta edição do Exame Nacional de Residência (Enare) para o período 2023/2024. Nesta nova edição, estão disponíveis um total de 5.074 vagas direcionadas a profissionais da área da saúde, sendo 3.143 vagas na vertente médica e outras 1.931 distribuídas nas modalidades uni e multiprofissionais. Essas oportunidades estão distribuídas em programas ofertados por 114 instituições em todo o território nacional.
Os programas de residência são destinados a uma gama diversificada de profissionais da saúde, abrangendo médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros. O objetivo do Enare é selecionar os candidatos mais qualificados para as vagas de residência, oferecendo benefícios tanto para as instituições de saúde quanto para os aprovados no exame nacional.
O período de inscrição abrangerá do dia 23 de agosto até o dia 14 de setembro. Os custos de inscrição são de R$ 195,00 para candidatos interessados nas modalidades uni e multiprofissionais, e R$ 310,00 para aqueles que buscam programas médicos. As avaliações do Enare estão programadas para ocorrer em todas as capitais do país e também em algumas cidades-polo, no último domingo de outubro, mais precisamente em 29 de outubro. A condução do exame está sob a responsabilidade do Instituto AOCP.
A Ebserh destaca o Enare como sendo o exame de residência médica mais relevante do Brasil, trazendo consigo vantagens notáveis, tais como custos reduzidos e uma data única para a realização das provas, que ocorrem simultaneamente em todas as capitais e em algumas cidades-polo. Além disso, os candidatos aprovados têm a prerrogativa de escolher a cidade onde desejam cursar sua residência, com base na pontuação obtida.
O critério de classificação adotado pela Ebserh, que administra 41 hospitais universitários, é semelhante àqueles utilizados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ambos coordenados pelo Ministério da Educação. As provas serão aplicadas em todas as capitais do Brasil e ainda em algumas cidades-polo.
s interessados em obter informações mais detalhadas acerca dos programas de residência, das datas importantes, dos critérios de seleção e de outros aspectos pertinentes ao processo podem consultar os editais divulgados pela Ebserh e acompanhar todo o desenrolar do processo por meio do site oficial dedicado ao exame.