Um deslizamento de terra arrastou cerca de 40 casas para dentro do rio e deixou ao menos duas pessoas mortas, em Beruri, no Amazonas. O desastre ocorreu no último sábado (30), e outras três pessoas seguem desaparecidas. A informação foi divulgada pela prefeitura do município.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, mergulhadores e especialistas habilitados para resgate em áreas colapsadas estão no local. Conforme as imagens, o lugar ficou destruído após o barranco desabar, e fez uma vila “sumir do mapa”. O fenômeno é conhecido como "terras caídas", que acontece principalmente no período de seca dos rios no estado.
A primeira vítima identificada era um menino de sete anos. Na manhã desta segunda-feira (2), a Prefeitura de Beruri confirmou a morte da irmã dele, uma adolescente de 16 anos. O corpo dela foi achado durante as buscas no rio.
Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, o desastre natural atingiu mais de 40 casas e afetou cerca de 200 pessoas. Até o momento, quatro pessoas estão desaparecidas, sendo três soterrados e uma pessoa no rio. Além de pessoas que ficaram feridas.
Na ocasião, testemunhas relataram que o deslizamento de terra iniciou e muitos sentiram um forte tremor, e que muitas pessoas conseguiram correr em direção à floresta.
“As pessoas se abrigaram na mata e, pela parte da manhã de domingo, já foram resgatadas, com ferimentos leves, que estão sendo atendidas", explicou o subtenente Emerson Silva, responsável pela 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Manacapuru, cidade da região metropolitana da capital.