Desfile em Brasília reúne 50 mil pessoas e tem esquadrilha da fumaça e parada militar

O evento contou com a participação de tropas militares, escolas, desfile de blindados e aeronaves.

Desfile de 7 de Setembro | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O desfile de 7 de Setembro, que ocorreu nesta quinta-feira, atraiu uma multidão, de cerca de 30 mil pessoas, à Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Sob o tema "Democracia, soberania e união", a celebração cívico-militar teve início por volta das 9 horas, com a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Janja em um carro aberto.

Leia Mais

Lula fez sua entrada no desfile em um carro conversível, em pé, ao lado de sua esposa, Janja. O presidente estava vestindo a faixa presidencial que recebeu durante sua posse em janeiro, enquanto Janja usava um vestido vermelho. Ambos acenaram para a multidão presente nas arquibancadas e, em seguida, dirigiram-se à tribuna de honra, que acomodava aproximadamente 200 autoridades. Não houve discursos durante o evento.

Na tribuna de honra, além de Lula e Janja, estavam o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, e o vice-presidente da República Geraldo Alckmin; ministros como Márcio França (Micro e Pequena Empresa), Margareth Menezes (Cultura), Cida Gonçalves (Mulheres) e Nísia Trindade (Saúde); o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas – ambos, cotados para uma vaga no STF; e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).

O evento contou com a participação de tropas militares, escolas, desfile de blindados e aeronaves. No total, mais de 100 veículos e aeronaves foram exibidos, tanto por terra quanto pelo ar, representando a Marinha, o Exército e a Força Aérea. O personagem Zé Gotinha, mascote da campanha de vacinação no país, desfilou em cima de um carro do Corpo de Bombeiros do DF e foi aplaudido pelo público. 

Zé Gotinha em cima do carro do Corpo de Bombeiros durante desfile de 7 de Setembro | FOTO: Reprodução

A celebração terminou por volta das 11 horas, com uma apresentação emocionante da Esquadrilha da Fumaça. Logo após o encerramento, o presidente Lula deixou o local.

Inicialmente eram esperadas cerca de 30 mil pessoas, mas segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência, cerca de 50 mil pessoas compareceram ao evento nesta quinta-feira (7). O público começou a chegar por volta das 7 horas da manhã, passando por revistas da Polícia Militar para acessar a Esplanada dos Ministérios. Por volta das 8h30, as arquibancadas estavam lotadas e o acesso foi restrito ao público, gerando algum tumulto, mas sem ocorrências graves registradas até o encerramento do evento. De acordo com Polícia Militar do Distrito Federal, não houve registro de ocorrências.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES