CVV procura voluntários para atendimento pelo telefone 188

Objetivo é ampliar o trabalho de apoio emocional no Setembro Amarelo, mês em que se divulgam as ações para prevenção do suicídio.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O suicídio é tristemente cada dia mais comum e atinge principalmente jovens. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas, desde que haja ajuda para ouvir e atenção com uma simples conversa. E é com esse objetivo de levar apoio emocional, ainda mais no Setembro Amarelo, mês em que se divulgam as ações para prevenção do suicídio, que o Centro de Valorização para a Vida (CVV) abre inscrições para novos voluntários em Teresina. O atendimento é prestado através do telefone 188.

O CVV na Capital está precisando que mais voluntários possam colaborar nesse trabalho de apoio ao próximo e manter um quadro de atendimento 24 horas. Atualmente, 40 pessoas ajudam nos trabalhos do grupo que atende a mais de 2.600 ligações/mês. Qualquer pessoa, a partir de 18 anos, pode se voluntariar. O coordenador de divulgação do Centro em Teresina, Eyder Mendes, ressalta a importância dos novos voluntários. 

"O CVV se programa para fazer mais uma nova turma para selecionar e capacitar voluntários para trabalho de apoio emocional. Para ser voluntário, basta que a pessoa tenha no mínimo 18 anos, ter disponibilidade de 4h por semana para um plantão de atendimento e participar de um treinamento que inicia no dia 5 de outubro. O curso é gratuito, as inscrições estão abertas e devem ser feitas pela internet, através do e-mail teresina@cvv.org.br, informando o seu nome completo, endereço e telefone para contato", comentou.

No curso são repassadas as técnicas de apoio emocional, onde se detalham as formas de escuta do outro, além das formas de se conversar com as pessoas, detalhando o “que” e “como” falar. A capacitação será realizada no auditório da SEMCASPI, na Rua Álvaro Mendes, 861, atrás da Prefeitura de Teresina, e constará de 8 aulas, sempre aos sábados, das 14 às 18h, e aos domingos, das 08 às 12 h.

Após o término do treinamento, o candidato a voluntário escolhe um plantão semanal de quatro horas, podendo ser durante o dia ou à noite e também nos finais de semana. De forma sigilosa e sem julgamentos. O maior déficit do grupo é na madrugada, quando também há uma demanda de ligações. 

"Convocamos pessoas de boa vontade que tenham desejo de dar um 'ombro' amigo para as pessoas que mais precisam de apoio emocional, que estão com depressão, inclusive, que venham participar, e de forma especial, às pessoas aposentadas que tenham tempo disponível", convida Eyder Mendes.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES