Conheça o Mounjaro, medicamento contra o diabetes aprovado pela Anvisa

Um benefício dessa droga é a mudança favorável do peso corporal (perda de peso).

Novo medicamento contra diabetes tipo 2 | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Foi aprovado nesta segunda-feira, 25, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o novo medicamento para tratamento de diabetes tipo 2. Trata-se do Mounjaro, que tem como princípio ativo a tirzepatida, que atua no controle do açúcar no sangue em adultos que têma doença, numca combinação com dieta e exercícios físicos. O remédio é da farmacêutica Eli Lily e estará disponível em fornato de caenta injetável. Depois da aprovação, o medicamento será precificado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) antes de chegar às farmácias, o que pode levar alguns meses.

A orientação é que a medicação seja administrada via injeção semanal. Segundo a Anvisa, pesquisas deixaram evidentes que a  tirzepatida diminui a quantidade de hemoglobina no sangue de forma significativa, o que indica o controle de açúcar e vem contribuir para  queda do risco de doença microvascular, cegueira, insuficiência renal e amputação de membros. 

“Outro benefício dessa droga é a mudança favorável do peso corporal (perda de peso), uma vez que o sobrepeso e a obesidade contribuem para a fisiopatologia do DM2 [diabetes tipo 2]”, diz publicação da Anvisa, que destaca ainda que os efeitos do Mounjaro é superior ao concorrente Ozempic ((semaglutida).

"Dentro dos dados da literatura apresentados até o momento, aparenta ser o medicamento mais potente que nós temos tanto para o controle da glicose, como para a redução do peso nesses pacientes", diz Rodrigo Lamounier, endocrinologista e diretor da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso).

A injeção do Mounjaro foi aprovado nas concentrações de 5 mg/mL, 10 mg/mL, 20 mg/mL, 25 mg/mL e 30 mg/ML. O tratamento deve ser feito junto com a dieta e prática de exercícios para melhorar o controle glicêmico do paciente.

A  tirzepatida faz retardar o esvaziamento do estômago. Desta forma, a pessoa tem a sensação de estar saciado por período mais longo. O princípio ativo também inibe os sinais de fome emitidos pelo cérebro, o que elimina o apetite.

Quanto vai custar?

Após aprovação pela Anvisa, o Mounjaro precisa ser precificado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), o que pode ocorrer em alguns meses. Nos Estados Unidos, o medicamento também é usado para tratar diabetes tipo 2, quatro doses, que garante um mês de uso, podem custar cerca de US$ 1 mil, o que equivale a aproxisamente R$ 5 mil,isso paara o consumidor sem plano de saúde.

Diabetes tipo 2

No mundo, a projeção é de que haja cerca de 463 milhões de pessoas no mundo com a doença, na faixa de 20 a 79 anos, sendo que  o tipo 2 é responsável por quase 90% dos casos. No Brasil, são quase 17 milhões de adultos com a doença.  

O diabetes tem como característica a produção insuficiente de insulina, hormônio que mantém o metabolismo da glicose. A doença é uma das principais causadoras de insuficiência renal, cegueira, amputação e doença cardiovascular, complicações que podem levar à morte.  

Pelas projeções feitas, 578,4 milhões de pessoas estarão vivendo com diabetes em 2030, e mais de 700 milhões em 2045 em razão da tendência de aumento da obesidade, falta de alimentação saudável e também de atividade física.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES