Conheça a gaúcha que está entre as 100 mulheres mais poderosas do Agro
- Impactos da pandemia e recuperação
Formada em direito, ela já trabalhou como costureira e artista plástica, mas hoje, ela vive no universo da agricultura.
- Impactos da pandemia e recuperação
Mesmo com a produção forte de grãos no oeste do estado, Carminha Missio conta que sofreu impactos da pandemia da Covid-19, que também trouxe dificuldades para os agricultores da região.
Conforme relata, a crise econômica encareceu os preços da matéria-prima usada pelos produtores de grãos e sementes. “A pandemia judiou bastante, encareceu muito os fertilizantes, os produtos químicos, e isso não tem jeito. Isso vai se refletir na cesta básica”, avaliou. No entanto, mesmo com a perspectiva de aumento nos preços dos produtos nas prateleiras dos mercados, a produção tem começado a mostrar sinais de recuperação.
"Tem períodos que contratam mais mão de obra e os períodos mais tranquilos, com um quadro de empregadores menor. Hoje a região oeste da Bahia está iniciando plantio, começando período da chuva, então está todo mundo contratando gente", revela. Sobre o impacto da produção de comida no Brasil, ela diz: "Eu posso garantir, que apesar da pandemia, o Brasil é um dos poucos países que, embora com preço não tão acessível, não vai faltar comida. Poderá faltar dinheiro, mas comida, o Brasil tem condição de continuar produzindo".