Nesta sexta-feira (19), voos no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, foram afetados devido a uma "intermitência no sistema" de check-in de algumas companhias aéreas. Devido à falha, o procedimento precisou ser realizado manualmente.
Explicações
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que a intermitência é nacional, mas não está relacionada ao apagão cibernético que prejudica serviços bancários e de comunicação globalmente. Instabilidades semelhantes foram relatadas em outros aeroportos do Brasil, como em Florianópolis (SC), Natal (RN), Vitória (ES) e Salvador (BA), onde os processos de check-in, etiquetagem de bagagem e embarque também estão sendo feitos manualmente.
10 voos atrasados
Em São Paulo, o Aeroporto de Congonhas registrou atraso em dez voos e cancelamento de outros dois devido ao apagão. Nos aeroportos Internacional de Viracopos, em Campinas, e Leite Lopes, em Ribeirão Preto, houve atrasos nas decolagens e pousos.
Companhias aéreas
A Azul Linhas Aéreas divulgou uma nota informando que "devido à intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas, alguns voos podem sofrer atrasos pontuais". A companhia orientou que passageiros com voos nesta sexta-feira cheguem mais cedo e se dirijam ao balcão de atendimento.
Não foi impactada
A Latam, por meio das redes sociais, afirmou que "até o momento, a operação não foi impactada diante da queda massiva de sistemas relacionados à Microsoft em nível mundial". Contudo, recomendou que os passageiros verifiquem o estado dos voos previamente.
Apagão global
O apagão cibernético está provocando atrasos em voos e prejudicando serviços bancários e de comunicação em todo o mundo. O problema estaria relacionado a sistemas que utilizam Windows da empresa CrowdStrike, fornecedora de serviços de segurança digital. No Brasil, usuários relatam que aplicativos de bancos estão fora do ar, e bolsas de valores ao redor do mundo enfrentam intercorrências nas operações.