SEÇÕES

Colaborador do Grupo Meio de Comunicação é homenageado em Alagoas

José Osmando, com 38 anos, foi nomeado pelo governador Divaldo Suruagy o primeiro secretário de Comunicação do Estado.

Jornalista José Osmando é homenageado em Alagoas | Foto: Divulgação Assembleia Legislativa de Alagoas
Siga-nos no

O jornalista José Osmando, colaborador do Grupo Meio de Comunicação, foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Alagoas pelas comemorações dos 40 anos da Secretaria de Comunicação do Estado, criada a partir de um ofício enviado, em janeiro de 1985, pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas ao então governador Divaldo Suruagy. 

O que aconteceu

Aprovado por uma comissão composta pelos jornalistas José Osmando, José Otávio da Rocha, Juarez Ferreira, Régis Cavalcante e Valter Oliveira, o documento levou o governador a instituir um grupo de trabalho encarregado de elaborar estudos para a criação da Secretaria de Comunicação Social.

Jornalista José Osmando é homenageado em Alagoas (Ascom Assembleia de Alagoas)

Antes 

A comunicação do governo estadual era desenvolvida por uma Chefia de Imprensa com status de subsecretaria, vinculada ao Gabinete Civil. Instalado em um pequeno imóvel próximo ao Palácio Marechal Floriano Peixoto, no Centro de Maceió, o setor contava com poucos servidores e raros jornalistas. 

Assembleia de Alagoas homenageia jornalistas (Divulgação)

Primeiro secretário

Primeira posse, após seis dias, José Osmando, com 38 anos, foi nomeado pelo governador Divaldo Suruagy o primeiro secretário de Comunicação do Estado. “Em seu discurso, Osmando destacou que a conquista da Secom era de toda a imprensa alagoana, fruto de um esforço coletivo e da visão social do presidente do Sindicato dos Jornalistas, Dênis Agra”, publicou a Gazeta.

Desafios

“Nosso primeiro desafio era dar caráter profissional à comunicação governamental: criar assessorias setoriais em todas as secretarias e órgãos, integrá-las e promover uma relação com a sociedade baseada em informação plural, democrática e transparente”, relembra José Osmando.

Experiência

José Osmando agradeceu pelo reconhecimento e destacou a importância da data histórica para comunicação social governamental. "É muito chão percorrido. Orgulho por tudo realizado, responsabilidade sempre aumentada em razão de assombrosos desafios dos nossos tempos atuais. Mas a decisão é única: seguir em frente com coragem e esperança, confiando que sempre poderemos ser melhores".

Tópicos
Carregue mais
Veja Também