Chuvas no Piauí fazem Rio Parnaíba, em Floriano, entrar na cota de atenção

Agora são quatro os pontos indicados pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) nos rios do Piauí que estão em atenção ou alerta.

Chuvas no Piauí | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Rio Parnaíba, em Floriano (PI) entrou na cota de atenção devido ao aumento das chuvas na região. Agora são quatro os pontos indicados pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) nos rios do Piauí que estão em atenção ou alerta para o risco de tranbordamento.  

O Rio Parnaíba, no ponto de monitoramento entre Floriano (PI) e Barão de Grajaú (MA) chegou a 6,54 m na manhã desta quarta-feira (22), dentro da cota de atenção (>= 5,50 m), mas reduziu ao longo do dia, alcançando, no início da noite, 5,99m. Contudo, ainda continua sob observação.

Quatro pontos estão em atenção e alerta de transbordamento dos rios | FOTO: Divulgação

Nessa terça-feira (21), a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf) comunicou o aumento da vazão da barragem de Boa Esperança, na Bacia do Rio Parnaíba, para 1.300 metros cúbicos por segundo (m³/s), devendo permanecer neste valor até nova reavaliação. O aumento da vazão se deve justamente à previsão de ocorrência de chuvas na região.  

O Rio Parnaíba, em Luzilândia também está dentro da cota de atenção (>= 4m) e já se aproxima da cota de alerta. Na noite desta quarta, o nível do rio atingiu 4,91 m.

Rios na cota de alerta

O Rio Marataoan, em Barras, continua na cota de alerta, segundo o sistema do CPRM, porém permanece estável, variando entre 3,99 m e 4,02m nesta quarta.

Já o Rio Longá, em Esperantina, embora continue na cota de alerta (entre 6,40 m e 7,40 m), reduziu o nível entre a noite de terça-feira (21) e esta quarta-feira (22). 

Mais chuvas previstas

A previsão é de mais chuvas nos próximos dias. Nesta quarta-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) voltou a emitir aviso de perigo (alerta laranja) para todo o Piauí, devido à previsão de chuvas fortes. O acumulado pode chegar a 100 mm em 24 horas com ventos de até 100 km/h.

Segundo o INMET, Piripiri ficou entre as cinco cidades do país com maior volume registrado até as 8h desta quarta: foram 80,6 mm em 24 horas.

Piauí inteiro em alerta por fortes chuvas | FOTO: Divulgação

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES