A vazão da barragem de Boa Esperança, na Bacia do Rio Parnaíba, foi novamente aumentada em razão das fortes chuvas que caem na região. A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf) comunicou que o novo patamar do reservatório foi ampliado para 1.300 metros cúbicos por segundo (m³/s), devendo permanecer neste valor até nova reavaliação.
"A ação acontece em virtude da previsão de ocorrência de chuvas na região, e da necessidade de seguir a curva de volume de espera do Reservatório de Boa Esperança estabelecida para o período, controlando seu armazenamento", informou a Chesf ao acrescentar que a capacidade do reservatório se encontrava, na segunda-feira (20), com 66,6% do volume útil.
Chesf aumentou a vazão da barragem de Boa Esperança duas vezes em uma semana | FOTO: Chesf
Há menos de uma semana, na última quinta-feira (16), a Chesf havia informado o aumento da vazão para 800 m³/s, quando seu armazenamento estava em 68%.
"A Eletrobras Chesf ressalta que seja fortemente evitada pelas comunidades ribeirinhas a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação, e destaca que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada.", informou a Chesf.
Na tarde desta terça-feira (21), o Rio Parnaíba, no ponto de monitoramento de Barão de Grajaú (MA) e Floriano (PI), atingiu a cota de atenção, ao alcançar 5,76 m. Às 18h, já havia subido 15 cm, atingindo 5,91 m, mas ainda longe da cota de alerta (=>6,80m).