Chuvas extremas, como as que devastaram o RS, terão aumento de 60% no Brasil

Além do aumento nas chuvas extremas, o levantamento revela que 3.290 cidades brasileiras têm uma capacidade muito baixa de resposta a desastres climáticos

Avalie a matéria:
Mapa com a precipitação de chuvas até 2040 | Inpe
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A tendência de aumento de chuvas e secas extremas no Brasil está se tornando uma preocupação cada vez maior. No Rio Grande do Sul, onde uma série de inundações já deixou dezenas de mortos e milhares de pessoas afetadas, o volume de tempestades deve aumentar em 60% em algumas cidades até 2040, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Esses dados foram incorporados ao Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil pelo governo federal.

LITORAL NORDESTINO EM ALERTA: Os pesquisadores apontam que as regiões com maior probabilidade de chuvas extremas até meados do século estão localizadas no nordeste do Rio Grande do Sul e no centro-sul de Santa Catarina, com percentuais que variam entre 40% e 60%. Já no restante do Rio Grande do Sul, as chuvas tendem a aumentar entre 20% e 40%. Situação semelhante é prevista para o litoral do Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão e Bahia.

ESTUDO ACADÊMICO: O estudo desenvolvido por pesquisadores de diversas universidades, como a PUC-Rio, Uerj, UFRB, Metodista e Fiocruz, em colaboração com o Inpe, indica ainda uma redução significativa de chuvas nas regiões do norte de Minas Gerais e sul da Bahia, com queda de até 20% no volume total de precipitações e até 60% nas chuvas intensas até 2040.

DESASTRES CLIMÁTICOS: Além do aumento nas chuvas extremas, o levantamento revela que 3.290 cidades brasileiras têm uma capacidade muito baixa de resposta a desastres climáticos. O Índice de Capacidade Municipal (ICM) mostra que a maioria das cidades no Rio Grande do Sul possui uma capacidade intermediária de respostas, enquanto as regiões do Centro-Oeste e Nordeste apresentam os piores índices. A combinação de diferentes variáveis climáticas influencia diretamente o risco de ocorrências como inundações, deslizamentos ou secas em quase todo o país.

Estragos causados pelas enchentes no RS - Foto: Reprodução

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES