As chuvas que estão ocorrendo em Teresina são mais comuns do que se imagina. De acordo com o climatologista Werton Costa, os principais órgãos de monitoramento do tempo já previam chuvas para os últimos meses do ano, período em que a temperatura se eleva em todo Piauí.
“Chuvas extemporâneas, chuvas de b-r-o-bró, ou chuvas de pré-estação como são conhecidas são muito comuns, inclusive, a previsão de consenso estabelecida pelo Instituto Nacional de Meteorologia - INMET e pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC/INPE, já apontava para o trimestre setembro, outubro e novembro essa possibilidade, inclusive, com chuvas acima da média”, declarou.
Segundo Werton Costa, essas chuvas devem continuar ocorrendo esporadicamente ao longo de todo o b-r-o-bró , até que a estação chuvosa se normalize a partir da segunda quinzena de dezembro.
O especialista esclarece ainda que a capital piauiense está com uma condição térmica majorada, ou seja, temperaturas muito elevadas. “O oceano atlântico está bastante quente com um corredor de umidade que tende a formar chuvas isoladas, as famosas pancadas, que tendem ser chuvas localizadas, de pequeno volume, geralmente acompanhada de descargas elétricas e rajadas de ventos”, avalia.
Vale ressaltar que os meses de setembro, outubro e novembro são os mais quentes do ano em Teresina, e na maior parte do Piauí, porque ainda temos pouca chuva nestes meses. A falta de nebulosidade e de chuva mais fortes permitem que o sol fique forte por muitas horas e que o ar esquente muito.