A imagem da estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade, que fica na Avenida Raul Lopes, Zona Leste de Teresina, caída após os fortes ventos com chuva registrados nessa quarta-feira (15) em diversos pontos da capital do Piauí, viralizou na internet.
Sites, perfis de fofoca no Instagram e até programas nacionais repercutiu a foto, que já virou até motivo de meme. “Ultimamente tô igual essa estátua, se alguém quiser me derrubar, vai ter que me levantar primeiro”, escreveu o perfil Garoto do Blog, nas redes sociais. A apresentadora Fátima Bernardes em seu programa Encontro, da Rede Globo, também mostrou a intrigante foto na edição da manhã de hoje.
E não foi só a estátua do poeta que sofreu com a forte ventania. Muros de estabelecimentos caíram, tetos de lojas, de posto de combustível e até a torre que acomoda o rádio da Polícia Rodoviária Federal (PRF-PI), no alto da Ponte Estaiada, também caiu. Na zona Sudeste de Teresina, um teto metálico de uma loja foi arrancado com a ventania e atingiu um veículo na avenida principal do Dirceu.
Em entrevista ao Meionorte.com, o climatologista Werton Costa explicou os fatores que provocaram a chuva isolada, que atingiu diversos pontos da cidade, provocando estragos. Segundo ele, no período do Br-ó-bró, também ocorre chuvas extemporâneas, que também são chamadas de chuvas de pré estação, comuns mais do que se imagina.
"Mesmo nos meses secos, nós temos uma certa carga de chuva. O que há de diferencial nessa chuva em que nós presenciamos, foi o fato de que havia muito termodinâmica. Ou seja, uma quantidade de calor muito grande, uma entrada de umidade e transformação desse calor e dessa umidade em um temporal isolado, que por ser isolado, ele atingiu apenas em algumas áreas da cidade. Também foi combinado com rajadas de vento e descargas elétricas", destaca.