O rei Charles III e a rainha Camilla foram formalmente coroados, durante cerimônia na Abadia de Westminster, em Londres , na manhã deste sábado (6). A procissão saiu do Palácio de Buckingham e chegou na Abadia de Westminster pouco antes das 7h, horário de Brasília (11h em Londres). O evento está sendo transmitido ao vivo para todo o mundo e vai contar com uma série de celebrações que vão até a próxima segunda-feira (8).
A procissão chegou ao espaço central da Abadia, onde o arcebispo de Canterbury realiza o sermão de coroação. Ao lado do trono de 700 anos, proclamou Charles “o rei indubitável” e Camilla como rainha consorte. Rei Charles recebeu a coroa, que é usada exclusivamente no momento da coroação, feita para a coroação de Charles II, em 1661. Já Camilla foi coroada com a coroa da rainha Mary, que foi encomendada para coroação da rainha consorte esposa do rei George V, em 1911.
"Rei dos reis e Senhor dos senhores, abençoai, nós vos rogamos, esta Coroa, e assim santificai vosso servo Charles, sobre cuja cabeça hoje a colocais como um sinal de majestade real, para que ele seja coroado com vosso gracioso favor e cheio de graça abundante e todas as virtudes principescas; por meio daquele que vive e reina supremo sobre todas as coisas, um Deus, mundo sem fim. Amém", afirmou o arcebispo momentos antes da coroação.
No momento da coroação, uma saudação de 62 tiros foi disparada na Torre de Londres, com uma salva de seis tiros no Horse Guards Parade. Outros 21 tiros foram disparados em 13 locais em todo o Reino Unido, incluindo Edimburgo, Cardiff e Belfast, e em navios da Marinha Real. Em seguida, Charles III se direcionou ao Trono, simbolizando tomar posse do reino. Na ocasião, príncipe William, filho do rei, o primeiro na linha de sucessão, fez uma homenagem ao pai.
Charles tornou-se rei no dia 8 de setembro do ano passado, após a morte da mãe, a rainha Elizabeth II, que ficou no poder por 70 anos, o maior reinado do trono britânico. Nenhum outro herdeiro do trono da Inglaterra esperou tanto tempo para ser coroado. Ele é o 40º monarca a receber a coroa na Abadia de Westminster.
Lula participa do evento
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja estão entre os mais de 2 mil convidados presentes. O presidente brasileiro desembarcou em Londres, na sexta-feira (5), e esteve reunido com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak. Na ocasião, Sunak anunciou o investimento de R$ 500 milhões no Fundo Amazônia. Durante a cerimônia na Abadia de Westmisnter, Lula sentou próximo do presidente francês, Emmanuel Macron e foi filmado cumprimentando o líder da França. Cogita-se a possibilidade de uma reunião bilateral durante a passagem do petista por Londres, mas até agora não foi confirmada.