Construído na década de 70, o Centro Social Urbano – CSU, do bairro Parque Piauí, passa por reforma e modernização. O espaço, que já funcionou como um local de convivência social, de práticas esportivas e eventos culturais, deixou de receber essas atividades.
O governador Wellington Dias visitou, nesta quarta-feira (16), a primeira etapa da reforma e modernização do Centro Social UrbanoO espaço ganhará salas para oficinas de dança, música e teatro, e para cursos na área do empreendedorismo, além do auditório transformado no primeiro teatro da zona Sul da capital, com capacidade para mais de 100 pessoas.
Segundo o chefe do executivo estadual, o local será transformado em uma escola de artes e empreendedorismo. “Quando vim morar em Teresina sempre me deslocava para o Parque Piauí pela efervescência que tinha nas áreas sociais e culturais e aquilo me entusiasmava. Essa região sempre teve essa característica e agora, com o que estamos trabalhando aqui, creio que essa integração para a cidadania dará um centro de propagação de muita energia positiva, saudável e próspera para crianças, mulheres e adultos”, disse Wellington Dias.
Segundo o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, o espaço vai ganhar salas para oficinas de dança, música e teatro, e para cursos na área do empreendedorismo. "Vamos recuperar a piscina e a quadra e o auditório vai se transformar no primeiro teatro da zona sul de Teresina, com capacidade para mais de 100 pessoas”, disse.
A recuperação do CSU é a realização de um sonho para os moradores do bairro e região. “Toda minha geração passou a infância e adolescência de forma construtiva, com as atividades que aconteciam dentro do CSU. Tinham atividades de domingo a domingo. Além dos eventos esportivos e culturais, eram realizados vários cursos de culinária, gastronomia, corte e costura. Também era oferecido reforço escolar para as crianças do bairro e colônia de férias. É uma obra de grande importância pra todos que viveram essa história”, diz a presidente da Associação de Moradores do Parque Piauí, Ruth de Sousa Lima.
Ruth conta que nasceu no bairro e participou das atividades realizadas no CSU. “Também tive a oportunidade de trabalhar no espaço, dentro da delegacia da mulher”, completa. Policial civil aposentada, ela é uma defensora da reativação do Centro Social. Atualmente, o espaço ainda possui a delegacia da mulher e é sede da Associação de Juventude do Município de Teresina – AJMT.
Através da associação, são realizados vários cursos de capacitação profissional. No ano passado, foram quase 4 mil certificados entregues, com mais de mil contratações. “Nós queremos um espaço melhor para dar continuidade ao trabalho já realizado através da associação. A reforma do CSU vai beneficiar não só a comunidade do bairro e região, como de toda a cidade”, afirma o presidente da AJMT, Jardel Ramos.
Quase R$ 2 milhões serão investidos na reforma e modernização do CSU do Parque Piauí. “Nossa proposta é revitalizar prédios abandonados e transformá-los em espaços culturais. Esse será o primeiro CSU reformado, o próximo será o do bairro Monte Castelo”, anuncia o secretário da cultura Fábio Novo.