Novamente, cidades brasileiras brilham no cenário internacional como destinos turísticos de destaque. Desta vez, Brasília (DF) e a deslumbrante Praia do Sancho, em Fernando de Noronha (PE), garantiram posições em renomadas publicações estrangeiras. A capital federal ficou em 32º lugar na lista de 52 destinos turísticos em alta do jornal americano New York Times.
Ao mesmo tempo, a paradisíaca Praia do Sancho conquistou, pela sétima vez, o título de melhor praia do mundo, segundo o site especializado em viagens TripAdvisor. Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, essas publicações são cruciais para fortalecer a imagem do país internacionalmente.
“Estamos colaborando com a Embratur em importantes feiras de turismo ao redor do mundo, promovendo nossos destinos e reforçando a imagem do nosso país no mercado internacional. Ter nossos destinos destacados no New York Times e TripAdvisor é uma vitrine valiosa nesse trabalho. Paralelamente, estamos empenhados em ampliar o número de voos internacionais e abrir novas rotas para receber cada vez mais turistas estrangeiros”, comentou.
Em novembro, o Ministério do Turismo lançou o programa "Conheça o Brasil: Cívico" para valorizar a história e a cultura do país, com foco em estudantes, professores e pesquisadores. A iniciativa incentiva esse público a explorar Brasília, símbolo da arquitetura, design e Patrimônio Mundial da Unesco.
O Brasil, conhecido por suas praias espetaculares de Norte a Sul, é um destino bastante procurado por turistas nacionais e estrangeiros. Em 2022, uma pesquisa da Embratur revelou que o país é o segundo destino de sol e praia mais procurado por cidadãos americanos, ficando atrás apenas do México.
Entre os brasileiros, as praias continuam sendo a principal motivação para viagens, com 5 em cada 10 viagens planejadas. No ano de 2021, destinos que oferecem água, sol e calor atraíram 49% dos brasileiros que viajaram a lazer.