Em 2024, o Brasil contará com dez feriados nacionais, marcando uma alteração em relação ao ano anterior, apesar da recente aprovação do feriado da Consciência Negra. Notavelmente, quatro desses feriados cairão no final de semana, sendo eles o da Independência, Nossa Senhora Aparecida e Finados no sábado, e Tiradentes no domingo.
Os feriados nacionais que possibilitam emendas com o final de semana serão três, um a menos em comparação com o ano anterior. Estes incluem o dia 1º de janeiro (segunda-feira), a Paixão de Cristo (sexta-feira) e a Proclamação da República (sexta-feira).
Ao contrário de 2023, nenhum feriado nacional ocorrerá na quinta-feira em 2024. A única oportunidade de emendar quinta, sexta-feira e o final de semana será durante o ponto facultativo de Corpus Christi, em 30 de maio. O mês de novembro será especialmente marcado por feriados, com Finados no dia 2 (sábado), a Proclamação da República em 15 (sexta-feira) e o feriado recém-aprovado da Consciência Negra em 20 (quarta-feira). Essa configuração proporciona um panorama dos dias de folga ao longo do próximo ano.
No Piauí, para quem mora na capital, Teresina, terá um fim de semana prolongado, já que o aniversário da cidade, 16 de agosto, cairá numa sexta-feira.
Feriados nacionais
1º de janeiro (segunda-feira): Confraternização Universal
29 de março (sexta-feira): Paixão de Cristo
21 de abril (domingo): Tiradentes
1º de maio (quarta-feira): Dia Mundial do Trabalho
7 de setembro (sábado): Independência do Brasil
12 de outubro (sábado): Nossa Senhora Aparecida
2 de novembro (sábado): Finados
15 de novembro (sexta-feira): Proclamação da República
20 de novembro: (quarta-feira): Dia da Consciência Negra
25 de dezembro (quarta-feira): Natal.
Pontos facultativos
12 de fevereiro (segunda-feira): Carnaval
13 de fevereiro (terça-feira): Carnaval
14 de fevereiro (quarta-feira): Carnaval
30 de maio (quinta-feira): Corpus Christi
28 de outubro (segunda-feira): Dia do Servidor Público.