Brasil chega a 3 mil mortes confirmadas por dengue em 2024

Alerta de saúde: O Brasil registra 3 mil mortes confirmadas por dengue em 2024, um número recorde em mais de duas décadas. O surto se concentra principalmente na região Sudeste, com São Paulo e Minas Gerais sendo os estados mais afetados.

Dengue | FOTO: Reprodução/MV Blog
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Nesta sexta-feira (24), o Brasil registrou 3 mil mortes confirmadas por dengue em 2024, o que equivale a pouco mais de 20 mortes por dia desde o começo do ano. Este é o maior número desde o início da série histórica, em 2000. No mesmo período do ano passado (até a semana 20), o país tinha 867 óbitos.

ALERTA

No mês de fevereiro, a secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, enfatizou que a estimativa era de que o país registrasse, neste ano, 4,2 milhões de casos. Segundo dados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, o país registrou, nas primeiras vinte semanas deste ano, as seguintes taxas relativas à doença:

- 5.213.564 casos (marca inédita desde o início da série histórica, em 2000);

- 3 mil mortes confirmadas;

- 2.666 óbitos em investigação.

QUAL ESTADO TEM ALTO ÍNDICE? 

São Paulo concentra o maior número de mortes (805), seguido por Minas Gerais (519), Paraná (367) e Distrito Federal (365). Em contrapartida, Acre e Roraima não registraram nenhum óbito por dengue este ano.

DENGUE

O combate ao Aedes aegypti precisa ser realizado o ano inteiro. Isso porque a fêmea do mosquito é responsável pela transmissão da febre-amarela urbana, zika vírus, febre chikungunya - doenças que já foram causadoras de surto no Brasil, e a dengue, atual epidemia que afeta o país. Clique aqui e veja formas de prevenção. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES