SEÇÕES

Bolsa Família: 75,5% das vagas de emprego criadas em 2024 foram ocupadas por beneficiários do programa

Regra de Proteção permite continuidade do benefício por até dois anos após conquista de emprego

Bolsa Família impulsiona empregos em 2024 | Foto: Lyon Santos/MDS
Siga-nos no

Em 2024, aproximadamente oito em cada dez (75,5%) vagas no mercado de trabalho foram ocupadas por beneficiários do Bolsa Família, de acordo com um levantamento realizado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O programa conta com a Regra de Proteção, que permite a continuidade do benefício por um período de transição, mesmo após a conquista de um emprego.  

A Regra de Proteção foi estabelecida em 2023 para que famílias que tenham um aumento de renda possam seguir recebendo o Bolsa Família por até dois anos, desde que atendam a critérios específicos de renda.  

Se o novo emprego elevar a renda familiar por pessoa para até meio salário mínimo (R$ 709), o beneficiário ainda recebe 50% do valor do Bolsa Família por um período de até dois anos. Essa medida foi criada para evitar a perda imediata do auxílio ao conseguir um trabalho, garantindo maior segurança financeira durante a transição.  

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) registrou a criação de 1.693.673 empregos em 2024. Desse total, 98,87% foram ocupados por pessoas cadastradas no Cadastro Único, sendo que 75,5% (1.278.765 empregos) foram preenchidos por beneficiários do Bolsa Família.  

Para continuar recebendo o benefício, os participantes devem atualizar a nova renda no Cadastro Único (CadÚnico).  

O ministro do MDS, Wellington Dias, explica que, caso um trabalhador que deixou de receber o benefício volte a ficar desempregado, terá prioridade para retornar ao programa.  

Quando perder o emprego e cair a renda, (o trabalhador) não entra mais em fila. Volta para o Bolsa Família. É essa regra que garante o Brasil com menos informalidade e com mais pessoas com emprego decente 

Explicou o ministro.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também