SEÇÕES

Bloqueio atmosférico atinge o Brasil e onda de calor segue até dia 10 de março

Em grande parte dos primeiros 15 dias de março, as frentes frias só devem atingir o extremo sul do Brasil, chegando à costa do Rio Grande do Sul

Calor deve continuar nos primeiros dias de março | Foto: Divulgação
Siga-nos no

O mês de março promete ser quente com uma nova onda de calor que deve marcar o início da transição do verão para o outono. A previsão é da agência de meteorologia Climatempo, que aponta aida que a quinta onda deste ano deve persistir em parte da primeira quinzena do mês.

Como fica o tempo em março

🌧️☔ Um bloqueio atmosférico provoca o aumento das temperaturas e deve ser rompido depois do dia 10. Após esse período, a previsão é de que ocorram grandes mudanças na circulação de ventos, permitindo a chegada de frentes frias ao Brasil.

Em grande parte dos primeiros 15 dias de março, as frentes frias só devem atingir o extremo sul do Brasil, chegando à costa do Rio Grande do Sul. A partir da segunda quinzena, a frente fria pode ir para costa da Região Sudeste.

Acima da média

De acordo com especialistas da Climatempo, com o aumento do volume da chuva e a passagem das frentes frias indo para o Sul e o Sudeste, a tendência é que as temperaturas cheguem a cair. No entanto, a etimativa é que as temperaturas fiquem acima da média em algumas áreas do país durante o mê de março.

🌦️ A Climatempo indica que episódios de chuva volumosa podem acontecer  nas regiões litorâneas do Sul e do Sudeste, chegando até os estados do Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, a partir do fim da primeira quinzena de março.

Para a região Norte, continuam as pancadas de chuva, em razão do calor e da grande disponibilidade de umidade no ar, uma vez que o avanço de linhas de instabilidade tropicais provocam chuva volumosa em diversas áreas da região.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também