Assim que janeiro termina, começa a contagem regressiva para o Carnaval, uma das festas mais esperadas do ano. Porém, além de se preocupar com qual fantasia vestir, é preciso se atentar em manter uma alimentação saudável. Afinal, os blocos de rua são desgastantes e mal-estares como desidratação, intoxicações e insolação podem acontecer. Pensando nisso, Mônica Symphoroso, nutricionista que do GetNinjas, selecionou algumas sugestões de alimentos que são mais indicados para serem consumidos pelos foliões. Confira:
Alimentos para ingestão antes do bloco:
Segundo Mônica, é importante consumir alimentos de fácil ingestão e que tragam mais saciedade e energia. Sendo assim, refeições ou até mesmo saladas que combinem legumes e verduras são bem-vindos. Além disso, alimentos como frutas, carboidratos complexos (tais como batata doce, grão de bico e lentilha, por exemplo) pão integral e cereais integrais podem ser incluídos.
Alimentos para ingestão após o bloco:
Após o frenesi da folia, não demorará para que o folião sinta os efeitos do cansaço no corpo. “É preciso se hidratar e consumir alimentos leves. Recomendo a melancia, que tem efeito diurético, e o gengibre, que é anti-inflamatório e desintoxicante. Além disso, há o ovo, queridinho de muita gente, que pode ser preparado de diversas formas, aumentando a saciedade e oferecendo a reposição de aminoácido”, aconselha Mônica.
Alimentos contraindicados:
Apesar do churrasco de domingo parecer um bom esquenta para o bloquinho de carnaval, carnes, defumados e alimentos gordurosos não são indicados por serem de difícil ingestão. Além disso, aqueles que sofrem de pressão alta não devem abusar do sal antes de ir para bloquinho para evitar mal-estar. Por fim, também é recomendável se atentar ao consumo excessivo de álcool, já que bebidas causam desidratação.
Alimentos para curar a ressaca:
Ao beber além da conta, alguns foliões podem sentir a famigerada ressaca no dia seguinte. Para diminuir o desconforto e se recuperar, a nutricionista recomenda hidratação com água de coco, suco verde e suco de laranja. Outras frutas como banana e abacate são interessantes por conta da alta concentração de potássio. Além disso, para aliviar o fígado, recomenda-se o consumo de alimentos leves.