SEÇÕES

'Balançou tudo': Município de MT registra terremoto de 4,5 na Escala Richter

O município de Poconé, a 104 km de Cuiabá, registrou neste sábado (1°) um terremoto de 4,5 na Escala Richter, considerado de média intensidade

Populares relataram que terremoto 'balançou tudo' | Foto: Prefeitura de Poconé
Siga-nos no

O município de Poconé, a 104 km de Cuiabá, registrou neste sábado (1°) um terremoto de 4,5 na Escala Richter, considerado de média intensidade, conforme a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR). O último tremor de terra registrado em Mato Grosso ocorreu em em Ribeirão Cascalheira, no dia 24 de abril de 2024 e teve magnitude 3,2.

Segundo informações do g1, moradores da região relataram ter sentido o tremor. O comerciante Deni Geloni, o abalo sísmico ocorreu por volta das 5h, mas teve uma duração breve.

Conversei com o pessoal, vizinhos e todos sentiram. Durou uns três ou quatro segundos, foi rápido mas forte e balançou tudo!

UM DOS MAIORES TERREMOTOS

Em 1955, um dos maiores terremotos registrados no Brasil ocorreu na região da Serra do Tombador, 370 km ao norte de Cuiabá. A magnitude atingiu 6,2 graus na Escala Richter, de acordo com o Serviço Geológico do Brasil.

O Serviço Geológico do Brasil informou que quando um terremoto é de baixa intensidade, chama-se de abalo sísmico ou tremor de terra. Mas, a origem e a natureza são exatamente as mesmas, diferenciando apenas pela extensão da área de ruptura.

O terremoto provoca o surgimento de ondas sísmicas, que se propagam em todas as direções. Elas podem ser de dois tipos, as ondas primárias (ondas P) e as ondas secundárias (ondas S).

Tópicos
Carregue mais
Veja Também