Análise de microchip confirma identidade de macaco visto “lavando louça”

Chico foi capturado na última quinta-feira (8) por equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aroazes após surpreender moradores com sua experiência em atividades domésticas.

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O macaco-prego visto “lavando louça” e "batendo roupa" na cidade de Aroazes, no Piauí, teve sua “identidade” revelada após análise do microchip encontrado no corpo do animal: trata-se de Chico, o mesmo macaco que ficou famoso em junho deste ano após ser flagrado “amolando faca” e “batendo roupa” no município de Corrente, no Sul do estado.

Chico foi capturado na última quinta-feira (8) por equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aroazes após surpreender moradores com sua experiência em atividades domésticas. O animal havia sido solto em uma zona protegida pelo IBAMA, na região de Aroazes, após passar três meses em reabilitação para ser reinserido na natureza.

Nos episódios recentes, vídeos divulgados nas redes sociais mostram o macaco-prego “lavando louça”, “batendo roupa” e recebendo carinho da população. Novamente, a Secretaria de Meio Ambiente de Aroazes levou Chico para o BioParque Zoobotânico, onde ele passará por exames e vermifugação.

Ainda não se sabe o destino Chico, mas técnicos do IBAMA avaliam a possibilidade  e reinserir o animal em um viveiro de reabilitação. 

Relembre o caso

Um macaco-prego que foi flagrado "lavando louça", "batendo roupa" e "afiando" uma faca em Aroazes, no Norte do Piauí, foi capturado na tarde desta quinta-feira (8) por agentes da Secretaria de Meio Ambiente do município. O animal foi localizado por moradores da Fazenda Serra Negra, na localidade Lagoa das Missões.

Segundo o secretário municipal de meio ambiente, Oton Soares, o animal será encaminhado ao Parque Zoobotânico de Teresina e será examinado pelos profissionais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibama).

O macaco-prego aceita carinho de humanos e apresenta os mesmos comportamentos do macaco Chico, que ficou famoso após ser flagrado lavando roupa e “afiando” uma faca na cidade de Corrente, no Sul do Piauí. O local de origem do animal será investigado por meio da análise da de leitura de chip implantado pelo IBAMA. Caso seja um novo macaco, o animal deve passar pelo processo de reabilitação para retorno à natureza. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES