Um macaco-prego que foi flagrado "lavando louça", "batendo" roupa e "afiando" uma faca em Aroazes, no Norte do Piauí, foi capturado na tarde desta quinta-feira (8) por agentes da Secretaria de Meio Ambiente do município.
O animal foi localizado por moradores da Fazenda Serra Negra, na localidade Lagoa das Missões.
Segundo o secretário municipal de meio ambiente, Oton Soares, o animal será encaminhado ao Parque Zoobotânico de Teresina e será examinado pelos profissionais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibama).
O macaco-prego aceita carinho de humanos e apresenta os mesmos comportamentos do macaco Chico, que ficou famoso após ser flagrado lavando roupa e “afiando” uma faca na cidade de Corrente, no Sul do Piauí.
O local de origem do animal será investigado por meio da análise da de leitura de chip implantado pelo IBAMA. Caso seja um novo macaco, o animal deve passar pelo processo de reabilitação para retorno à natureza.
Macaco Chico
Um macaco-prego ficou famoso após ser flagrado realizando “afazeres domésticos” na cidade de Corrente, situada ao Sul do Piauí. Um vídeo feito por um morador mostra o espertinho “amolando” uma faca de cozinha sobre o muro de um centro comercial do município e “batendo” roupa.
Em junho deste ano, o animal foi recolhido por técnicos do ICMBIO e entregue ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Ibama-PI, onde passou pelos protocolos de exames e identificação com a microchipagem, coordenados pela equipe de professores, veterinários e alunos de Clínica e Manejo de Animais Silvestres da UFPI.
Em outubro, Chico foi solto em uma Área de Soltura de Animais Silvestres (ASA), que abrange a zona rural das cidades de Aroazes, Pimenteiras, São Miguel do Tapuio e Santa Cruz do Piauí, cadastrada no Ibama.