O Carnaval de 2020 teve um aumento de 5% de ocorrências em atendimentos de urgência, de acordo com o balanço realizado pela Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), realizado pelo Serviço Móvel de Urgência (SAMU), com o transporte de ambulâncias. "Ao todo, somaram 397 atendimentos. Se os números forem comparados com os atendimentos realizados no Carnaval do ano passado, teremos um aumento de 5%", disse o médico do SAMU, Edson Cipriano.
O profissional da saúde observou que o aumento foi, em sua grande maioria, em razão da mistura álcool e direção. "Nós tivemos, durante os quatro dias, em torno de 82 atendimentos por acidentes de trânsito e 29 por agressões físicas, o que dá uma média de 20 atendimentos por acidente-dia", acrescentou.
O número de ocorrências dos serviços contabilizados é referente ao sábado até as 7 horas da manhã da Quarta-feira de Cinzas.
O médico do SAMU ressaltou que as solicitações por agressões e acidentes foram as que mais cresceram e que esse aumento está relacionado ao uso abusivo da bebida alcoólica. Edson Cipriano disse ainda que esses dados envolvem uma faixa etária de 20 a 35 anos, predominantemente pessoas do sexo masculino, e uma associação direta com o uso de bebida alcoólica, tanto na direção, quanto nas ocorrências de agressão física.
As informações foram veiculadas em reportagem da jornalista Luciana Munhoz, exibida no Programa 70 Minutos, da quarta-feira (26).