"Não podemos pagar a conta" - É com esse apelo que a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Piauí reagiu ao novo decreto que deve ser publicado ainda hoje pelo Governo do Estado, o qual restringe o funcionamento de bares e restaurantes até às 19h. O objetivo é evitar aglomerações e reduzir o nível de contágio da Covid-19.
Nesta terça-feira (26), o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, manifestou preocupaçã com o aumento da taxa de ocupação dos leitos de Terapia Intensiva destinados aos pacientes com a Covid-19 na capital. De acordo com ele, pelo menos três hospitais da capital estão com 100% de ocupação em seus leitos de UTI.
De acordo com a nota emitida pela Abrasel, o setor de alimentação fora do lar não pode ser responsabilizado pelo aumento dos casos de Covid-19.
A nota alega ainda que em todo o Brasil o setor emprega mais 6 milhões de pessoas em bares e restaurantes. Com a panedmeia, mais de 30% já perderam seus empregos. A Abrasel defende que o funcionamento consciente é fundamental para que todos os setores possam manter suas portas abertas sem restrições.