Na manhã desta quinta-feira (26), mergulhadores encontraram mais dois corpos de vítimas do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que conecta Maranhão e Tocantins. O número de mortes confirmadas subiu para 8, enquanto 9 pessoas seguem desaparecidas, informou a Marinha do Brasil em coletiva de imprensa.
Ainda não há informações sobre a identidade das duas vítimas encontradas, já que os corpos permanecem na água. Durante as buscas, mergulhadores também localizaram um caminhão carregado de ácido sulfúrico, uma moto e uma caminhonete, todos submersos no Rio Tocantins.
Outras vítimas identificadas
- Na terça-feira (24), o corpo de Lorranny Sidrone de Jesus, de 11 anos foi encontrado no rio, segundo os bombeiros do Maranhão. Ela estava em um caminhão que transportava portas de MDF, com origem em Dom Eliseu, Pará.
- Por volta das 9h, também foi achado o corpo Kecio Francisco Santos Lopes, de 42 anos. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, ele era o motorista do caminhão de defensivos agrícolas.
- Ainda na terça-feira (24), por volta das 11h20, o corpo de Andreia Maria de Souza de 45 anos foi encontrado. Ela era motorista de um dos caminhões que carregavam ácido sulfúrico.
- No domingo (22), o corpo de Lorena Ribeiro Rodrigues de 25 anos foi localizado. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que ela é natural de Estreito (MA), mas mora em Aguiarnópolis (TO).
- Um homem de 36 anos foi encontrado com vida por moradores e levado ao hospital de Estreito.
- Nessa quarta-feira (25), foram localizados os corpos de Anisio Padilha Soares , de 43 anos, e de Silvana dos Santos Rocha Soares, de 53 anos.
Luto oficial de 3 dias
Na manhã desta quinta-feira, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, anunciou nas redes sociais a decretação de luto oficial de três dias pelo desabamento da ponte Juscelino Kubitschek. O luto será observado de hoje até sábado (28).
"Decreto luto de três dias em todo o Maranhão, desta quinta (26) até sábado (28), em razão do colapso da ponte Juscelino Kubitscheck, que ceifou vidas e afetou tantas famílias. Minha solidariedade aos que foram atingidos nessa tragédia. Reafirmo o nosso compromisso, junto às demais autoridades, em trabalhar para que as vítimas sejam resgatadas. Peço que Deus conforte o coração de todos!", declarou o governador.
Tanques com substâncias químicas estão intactos
Os tanques dos três caminhões que caíram no Rio Tocantins, carregando 76 toneladas de ácido sulfúrico e 22 mil litros de defensivos agrícolas, permanecem intactos, com risco mínimo de vazamento.
A informação foi confirmada nesta quinta (26) por Caco Graça, supervisor de Emergência Ambiental da Sema. O supervisor explicou, ainda, que, ao encerrar o período de buscas pelas vítimas, será aplicado um plano específico para retirada do material contaminante.