A Polícia Militar prendeu, na tarde da última quinta-feira (17), Sérgio de Jesus de Oliveira Carvalho, suspeito de envolvimento em crimes cibernéticos e financeiros de grande escala. Foragido da Justiça Federal, ele foi localizado na cidade de Tutóia, no interior do Maranhão, onde tentava se manter fora do alcance das autoridades.
Sérgio era procurado pela Polícia Federal e outros órgãos de segurança do país por uma série de fraudes, incluindo crimes contra o INSS e o sistema judiciário. Segundo a PM, o suspeito usava a cidade maranhense como esconderijo para fugir das investigações em curso.
Fraudes e prejuízo milionário
As acusações contra Sérgio envolvem fraudes em aposentadorias do INSS, irregularidades no auxílio-natalidade e, principalmente, o desvio de cerca de R$ 4 milhões em precatórios do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-SP). As ações teriam sido cometidas por meio de invasões de sistemas e manipulação de dados, características típicas de crimes cibernéticos.
Agora sob custódia, o hacker deve responder pelos crimes de furto qualificado, cuja pena varia entre dois e oito anos e violação de dispositivo informático, que pode resultar em até um ano de detenção. Até o momento, a defesa do suspeito não foi localizada pela imprensa.