SEÇÕES

Artefato supostamente explosivo é encontrado dentro da UFMA em São Luís

O artefato foi encontrado por um agente da limpeza da UFMA e estava preso a um vidro de perfume que, segundo o capitão Ávila, poderia conter algum material inflamável, que contribuiria com a explosão.

O artefato foi encontrado dentro da UFMA em São Luís | Foto: Reprodução/g1
Siga-nos no

Um artefato supostamente explosivo foi encontrado, na manhã desta segunda-feira (2), dentro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís. O Esquadrão Antibomba isolou a área, em seguida, detonou o artefato com segurança. Agentes da Polícia Federal (PF) também estiveram no local, para auxiliar na destruição do objeto.

O artefato foi encontrado por um agente da limpeza da UFMA e estava preso a um vidro de perfume que, segundo o capitão Ávila, poderia conter algum material inflamável, que contribuiria com a explosão.

Na base do artefato explosivo continha um vidro de perfume opaco, então não dava pra saber o que tinha dentro. Esse frasco poderia estar com gasolina, diesel, qualquer outro tipo de explosivo plástico e maleável dentro desse invólucro. E, o próprio corpo do perfume geraria fragmentos, então geraria uma área de atuação muito maior que o próprio explosivo. E, junto a esse frasco de perfume com conteúdo desconhecido, havia um corpo cilíndrico colado com uma fita isolante. E, desse segundo corpo, não era possível identificar, também, o seu interior. Havia uma ideia visual que poderia ser uma bateria, o que acendeu nosso alerta, pois poderia ser um artefato acionado remotamente, destacou o Capitão Ávila do Bope.

Trata-se de um caso isolado, sem motivação, sem nenhuma suspeita de autoria. É um caso isolado que já foi resolvido, o seu perigo já foi tirado do campus da UFMA, tanto que as aulas já foram retomadas. E, por se tratar de um caso isolado, não há motivação para fazer uma vistoria em todos os prédios. Porque não se sabe quem quis fazer, quem se queria atingir ou se queria apenas gerar o pânico. E, no momento em que a gente muda o comportamento social, por conta de um artefato, de uma situação que já foi resolvida, que não tem aparente autoria, aparente motivação, a gente pode estar fazendo exatamente o que o autor quer, causar o pânico, afirmou o capitão Ávila.

NOTA DA UFMA

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) informa que, nesta segunda-feira, 2 de junho, um agente de limpeza do Centro Pedagógico Paulo Freire, localizado na Cidade Universitária, identificou um artefato com aparência de bomba caseira.

A UFMA acionou imediatamente a Polícia Militar e o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), que realizaram a retirada do objeto e o transportaram para uma área isolada, onde o material foi seguramente desarmado.

As imagens das câmeras de segurança estão sendo analisadas com o objetivo de contribuir para a identificação dos responsáveis.

A Universidade acionou à Polícia Federal, que assumirá as investigações.

A UFMA reforça que todas as medidas de segurança foram adotadas de forma imediata. As atividades acadêmicas e administrativas seguem normalmente.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também