PL propõe ônibus exclusivos para mulheres em horários de pico

O projeto é justificado nas estatísticas onde 90% das mulheres em todo Brasil já sofreram algum tipo de assédio dentro de transporte público, segundo a vereadora Karla Sarney.

Avalie a matéria:
Ônibus em São Luís, no Maranhão | FOTO: Reprodução/O Imparcial

A Câmara Municipal de São Luís (MA) aprovou e promulgou um projeto de lei que dá direito às mulheres aos uso do transporte público em horários de pico. O PL é de autoria da vereadora Karla Sarney e busca diminuir casos de importunação nos ônibus.

O QUE DIZ O PROJETO?

A nova lei propõe que os ônibus tenham cor lilás, indicando o uso exclusivo para mulheres. Ao todo, 20% da frota já existente será destinada ao público nos horários de 6h às 9h e também das 17h às 20h.

“Essa iniciativa é para a proteção, segurança e preservação da integridade física e moral das mulheres que utilizam o transporte público coletivo [...] são normas que refletem um compromisso com a igualdade de gênero e valorizam o papel das mulheres para o desenvolvimento e progresso da cidade”, afirmou Karla Sarney.

COMO FUNCIONARÁ?

Conforme o PL, a Guarda Municipal ficará responsável por fiscalizar e garantir que as mulheres usem os ônibus com segurança. O projeto é justificado nas estatísticas onde 90% das mulheres em todo Brasil já sofreram algum tipo de assédio dentro de transporte público, segundo a vereadora.

“No Maranhão, segundo a Polícia Civil, em 2022 mais de 500 casos foram registrados”, completou a parlamentar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES