Empresários e prestadores de serviços turísticos de Carolina, no sul do Maranhão, tiveram a oportunidade de conhecer ações e programas do Ministério do Turismo para apoiar o desenvolvimento do setor. O encontro marcou a realização de mais uma edição do “MTur Itinerante”, que descentraliza a atuação da Pasta, levando a todo o país opções para estimular o turismo local.
Municípios
Durante o evento, o ministro do Turismo, Celso Sabino, ressaltou a importância da estratégia para desenvolver o turismo nos municípios. Ele destacou o Fungetur (Fundo Geral de Turismo), que proporciona crédito com condições diferenciadas a empreendedores privados do segmento, como agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, restaurantes, entre outros. O objetivo é preparar Carolina para receber cada vez mais turistas, trazendo crescimento econômico e social para a cidade.
Financiamento
O novo Fungetur é um instrumento de financiamento vinculado ao MTur, com orçamento específico e autonomia financeira, destinado ao fomento e provisão de recursos para o financiamento de empreendimentos turísticos. Os beneficiários incluem meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, restaurantes, entre outros, com possibilidade de acessar até R$ 15 milhões por linha de financiamento, juros de até 5% mais INPC ao ano e até 5 anos de carência.
Lei do turismo
O Cadastur, registro obrigatório para várias atividades turísticas, permite ao prestador atuar legalmente de acordo com a Lei do Turismo, oferecendo benefícios e visibilidade às empresas regularizadas. É uma importante fonte de consulta para o turista e garante que os serviços prestados estejam de acordo com as normas estabelecidas.
Pontos turísticos
Após a abertura do MTur Itinerante, os ministros visitaram pontos turísticos da cidade, como as Cachoeiras Gêmeas de Itapecuru e o Complexo Turístico Pedra Caída, que abriga a Cachoeira do Santuário. Essas visitas técnicas ressaltaram as belezas naturais de Carolina e a importância de promover a infraestrutura necessária para receber turistas.