Viagem de mula, final sem vitórias e mais curiosidades sobre a Copa América

Descubra as histórias mais extraordinárias da Copa América, incluindo uma viagem de mula e um finalista sem vitórias. Explore as curiosidades e fatos ocultos que tornam este torneio tão único e emocionante.

Avalie a matéria:
Conmebol e Concacaf divulgam nova logo da Copa América | (Foto: Conmebol/Divulgação)

A Copa América já está pra começar, com seu primeiro jogo marcado pro dia 20 (quinta-feira), e a Seleção Brasileira promete chegar longe nesta edição. Enquanto a competição não chega, juntamos algumas curiosidades da competição já centenária e vamos contar aqui pra você, acompanhe:

VIAGEM DE MULA:

Em 1919, a competição foi sediada no Rio de Janeiro e os donos da casa foram os vencedores daquela edição. A seleção do Chile, que ficou em quarto lugar com três derrotas, mas isso não passou nem perto da chateação da volta pra casa. Pra chegar no Brasil, o time veio junto com a seleção da Argentina, mas na volta ficaram presos na cidade de Mendoza (350 km de Santiago), culpa de uma tempestade de neve que fechou a ferrovia.

Então, uma ideia apareceu para a seleção, como um caminho mais fácil para chegar em casa: Atravessar a Cordilheira dos Andes em cima de mulas. O caminho aparentemente não foi tão simples quanto os chilenos imaginavam, levando em conta que chegaram em casa quarenta dias depois (!!!) de terem saído do Brasil.

Mendoza, a capital do vinho (Foto:Reprodução)

CHEGAR À FINAl SEM VITÓRIAS:

Isso não parece muito possível, né? Alcançar o fim de uma competição sem vencer nenhuma vez, mas o Paraguai conseguiu esse feito. Em 2011, numa edição que foi sediada na Argentina, o Paraguai empatou as três partidas da fase de grupos, eliminou o Brasil nas quartas de final (O Brasil não acertou nenhuma das cobranças de pênaltis), e a Venezuela na semifinal.

Na final não deu para o Paraguai, que foi derrotado pelo Uruguai por 3 a 0. O Uruguai, para chegar na final superou os donos da casa nas quartas de final (também nos pênaltis) e venceu o Peru na semi, conquintando a sua Copa América de número 15.

Paraguai se classifica sobre a Venezuela (Foto: EFE)

3 PÊNALTIS PERDIDOS EM UM JOGO:

Este jogo em especifico poderia ter terminado empate, se não fosse a falta de mira (ou sorte) do argentino Martín Palermo: O jogador conseguiu perder três pênaltis em uma única partida. Uma das cobranças foi defendida pelo goleiro da Colômbia, Miguel Calero, uma foi no travessão e a outra foi pra fora. Com todos esses erros, o fim da partida ficou em 3 a 0 para os colombianos.

Martin Palermo (Foto: Reprodução/X)BUSQUETS E PUYOL NA COPA AMÉRICA?:

Sim, já tivemos Busquets e Puyol na Copa América, mas não exatamente os que nos vêm em mente. Miguel Busquets era meia-esquerda do Chile em 1947 e chegou a marcar um gol na competição, enquanto o árbitro uruguaio Carlos Puyol (o nome do espanhol é Carles Puyol) apitou três partidas em 1939. Também já houve um Lino Nessi na competição, autor de um dos gols do Paraguai na edição de 1929.

Puyol e Busquets, estes do Barcelona (Foto: Reprodução/X)

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES