Neste domingo (23), o Flamengo venceu o Fluminense por 1 a 0, em partida válida pela rodada 11 do Brasileirão. Em um confronto entre o líder e o lanterna da copetição (Veja a tabela completa clicando aqui), o rubro-negro foi visto pela maioria como o melhor time em campo, mas chegou ao gol com um pênalti polêmico cometivo por Calegari, em cima de Bruno Henrique.
A repercussão da decisão do árbitro deixou muitos fãs de futebol revoltados, pois muitos acharam que o lance em questão não foi pênalti de Calegari, e outros dizem até mesmo ter sido falta de ataque por parte do BH, que no lance utiliza do seu braço pra empurrar Calegari. O árbitro de campo marcou pênalti no lance, e o VAR, ao rever, não encontrou qualquer irregularidade.
VEJA O LANCE DO PÊNALTI DE MAIS PERTO:
O QUE RESOLVEU O VAR?
Veja abaixo como foi o diálogo do árbitro de campo, Rafael Klein, com o árbitro de vídeo, Rodrigo Guarizo, e o auxiliar do VAR, Alberto Masseira, sobre o lance:
Guarizo: - Tem que ser uma (câmera) alta para ver se esse braço tem um impacto no jogador. Preciso ver se esse contato tem impacto ou não, porque é uma disputa. A bola quica e fica em disputa pelos dois, o branco tenta tomar a frente e desequilibra sozinho, não vejo esse braço com impacto, ok?
Masseira: - O branco coloca o braço primeiro no vermelho, depois o vermelho também.
Guarizo: - Quando ele perde o tempo da bola, desequilibra, e a bola ia sobrar para o de vermelho com domínio, ok? Aí essa queda acaba calçando o adversário e causando a infração. O pênalti está confirmado.
Masseira: - Ele tenta chutar a bola com a perna direita e perde o equilíbrio. Tenta chutar a bola e cai.
Guarizo: - É uma disputa por espaço, não tem falta.
Klein: - Ok, está confirmado.
Com o pênalti confirmado, Pedro foi pra cobrança e não desperdiçou: Batida rasteira, no meio do gol, que quase foi defendida pelo Fábio, que já havia pulado pra se esticou todo pra tentar alcançar com a ponta da chuteira, sem sucesso. O Flamengo continua na liderança do campeonato, enquanto o Fluminense, agora sem técnico, permanece no fundo da tabela.